Marega, Sérgio Oliveira e Luis Díaz construíram o triunfo portista sobre o Marselha, com Corona a intervir nos três golos.
1 / 2
O FC Porto deu esta terça-feira um pontapé na crise de resultados ao arrasar o Marselha, do ex-portista André Villas-Boas, por 3-0, na 3ª jornada da Liga dos Campeões.
A equipa de Sérgio Conceição entrou com tudo. O objetivo era apagar a má imagem deixada na derrota com o P. Ferreira (2-3) e bastaram quatro minutos. Altura em que Corona ganhou um ressalto e assistiu Marega para o 1-0. Bastou ao maliano encostar a bola para dentro da baliza.
Os franceses reagiram e até podiam ter empatado, quando o defesa central Sarr, que substituiu Pepe, fez falta para penálti sobre Thauvin. Payet rematou por cima.
Os dragões com um futebol apoiado e com um pressing na zona de construção do Marselha iam anulando as armas da equipa de Villas-Boas.
E não foi preciso esperar muito para que os portistas ampliassem a vantagem. Desta vez por Sérgio Oliveira na marcação de uma grande penalidade a castigar falta sobre Corona.
Os franceses esboçaram uma reação e até tiveram mais posse de bola, mas sempre inofensivos. O árbitro espanhol Mateu Lahoz ainda assinalou uma grande penalidade contra o FC Porto, mas, após consultar o VAR, anulou a decisão, pois a bola bateu na cara de Uribe e não na mão como inicialmente tinha pensado.
Alvaro González também teve uma boa ocasião para reduzir mas cabeceou por cima, apesar de não ter oposição da defesa portista.
Na etapa complementar, os dragões mantiveram a mesma toada, controlando o jogo e o resultado. Bastou Corona acelerar um pouco para causar estragos na defesa de Villas-Boas. Arrancou em direção à baliza e com um toque de calcanhar assistiu Luis Díaz no 3-0.
Os franceses fizeram o primeiro e único remate enquadrado com a baliza de Marchesín (76’). Muito pouco.
Triunfo justo do FC Porto perante um Marselha demasiado fraco. Com esta vitória, os dragões dão um passo importante rumo ao apuramento para os oitavos de final da prova. Para já, somam seis pontos em nove possíveis.
Pepe foi convocado mas ficou de fora
O central Pepe foi convocado por Sérgio Conceição, esteve com a equipa no Dragão, mas acabou por ficar fora da ficha de jogo. O jogador de 37 anos tem uma lesão no pé esquerdo. Sarr jogou no seu lugar.
Análise ao jogo
Positivo: Corona oferece golos
Corona mexeu os cordelinhos da equipa. Jogou e fez jogar. Esteve nos três golos portistas. Assistiu Marega, após grande jogada individual, sofreu a falta que deu o penálti convertido por Sérgio Oliveira e fez o passe de calcanhar no golo de Luiz Díaz.
Negativo: André Villas-Boas
O treinador do Marselha apresentou uma equipa demasiado fraca e sem ambição. Fez
o primeiro remate à baliza de Marchesín aos 76 minutos... É uma equipa que ainda não marcou qualquer golo na Liga dos Campeões e já sofreu sete.
Arbitragem: Três penáltis, dois certos
Mateu Lahoz assinou três grande penalidades. Acertou nas duas primeiras, uma para cada lado, mas errou na terceira. Valeu a ajuda do videoárbitro. Consultou as imagens e reverteu a decisão. De resto, esteve à altura num jogo bem disputado.
Análise dos jogadores
Corona - Decisivo e de que maneira. Depois de uma exibição má na derrota em Paços, subiu para a sua posição e brilhou. Duas assistências (uma com classe) e sofreu o penálti que resultou no 2-0.
Marchesín – Sem trabalho.
Manafá – Muito competente no plano defensivo.
Mbemba – Benedetto não se viu pela sua ação.
Sarr – Atuação sem reparos, mesmo com o penálti.
Zaidu – Entrou nervoso mas rapidamente se recompôs.
Uribe – Ação preponderante para travar as investidas gaulesas.
Sérgio Oliveira – Catapultou a equipa para o ataque e ajudou muito Uribe. Marcou de penálti.
Otávio – Muito compromisso e garra. Grande jogo.
Luis Díaz – Uma seta apontada à baliza contrária. Grande golo a passe de Corona.
Marega – Marcou e deu muito trabalho aos marselheses. Podia ter bisado.
Nakajima – Deu velocidade.
Fábio Vieira – Capitão aos 20 anos nos instantes finais.
Baró – Para refrescar.
Taremi – Pouco tempo.
Grujic – Não se viu.
"Permitimos muito pouco"
Sérgio Conceição mostrou-se muito satisfeito com o resultado e com a exibição de ontem diante do Marselha, no Dragão. "Foi uma interpretação fantástica dos meus jogadores, num jogo bem conseguido. Permitimos muito pouco ao adversário. Criámos mais uma ou outra ocasião que podia ter dado outro resultado", destacou o treinador portista, que deu os parabéns aos seus jogadores, valorizando a atitude de todos: "Quando todos trabalham com esta disponibilidade fica mais fácil." Conceição aproveitou para realçar o "golo fantástico" do 3-0: "É para quem diz que só jogamos bola para a frente".
O técnico aproveitou para enaltecer o trabalho do avançado Moussa Marega no encontro. "Em três anos, o Marega tem quase 70 golos no campeonato. Em cada dois jogos da Champions, o Marega tem um golo, e não é no campeonato da República Dominicana. Depois, peço-lhe para defender e ele faz este trabalho." A terminar, o treinador voltou a lamentar não haver público nas bancadas, com os adeptos a perderem a oportunidade de "aplaudir momentos fantásticos".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.