page view

"É bom ter mais do que um plano": Farioli admite fazer mudanças para o encontro da Taça de Portugal com o Famalicão

Técnico italiano quer reforços em janeiro.

18 de dezembro de 2025 às 01:30

"Temos de ter um grupo que percebe o que estamos a fazer, que percebe as decisões e que me deixe confortável. Há suspense. Quando mudamos uma peça do puzzle, tudo vai mudar. É bom ter mais do que um plano", disse Francesco Farioli, técnico do FC Porto, na antevisão do jogo com o Famalicão para a Taça de Portugal.

O italiano admite, por isso, fazer algumas alterações para o embate com os minhotos. "Num clube que compete para títulos, como pode imaginar temos de ganhar jogos. Temos de gerir, mas não podemos gerir muito porque temos de ter um onze competitivo", salientou. 

Sobre o adversário, Farioli espera um jogo aberto: "Imagino que para eles, como para nós, é um objetivo chegar ao fim e ganhar a competição. Aprecio a forma como estão taticamente organizados, têm muito claro o que querem fazer. Vai depender muito da abordagem, se vão pressionar mais alto ou se vão fazer outro tipo de jogo. Espero que o FC Porto seja mais agressivo que o Famalicão".

O italiano recusou dizer se vai colocar Gabri Veiga e Rodrigo Mora ao mesmo tempo. "É uma possibilidade, não vou dizer a percentagem. Todas as opções são possíveis. O Mora joga como extremo, falso 9. É uma possibilidade de início ou para durante o jogo. Vamos estar abertos a todos os cenários", admitiu.

A poucos dias do início do mercado de transferências, o treinador portista admite a necessidade de ir buscar reforços.  "Queremos tornar a equipa mais equilibrada. Estamos onde estamos com estes jogadores. É algo que não devemos esquecer. Também é uma mensagem: quem vier tem de vir com o desejo de ajudar, meter o interesse do clube acima", disse. 

Dúvidas no eixo da defesa

O eixo defensivo deve sofrer alterações, com o polaco Bednarek a poder descansar. "Não sou fã de jogar com dois centrais de pé esquerdo [Kiwior e Prpic]. Talvez seja uma questão mental, na realidade é uma possibilidade que estamos a considerar. É o momento para todos estarem preparados. O Pablo Rosário também pode jogar lá. São várias as possibilidades. Prpic está a jogar menos, mas é um jogador que sempre que esteve em campo teve um grande desempenho", salientou. Ainda na defesa, Martim Fernandes deve entrar para o lugar de Alberto Costa. Cláudio Ramos vai render Diogo Costa na baliza.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8