page view

FC Porto isola-se com triunfo em Alvalade, Famalicão sobe a segundo

FC Porto impôs-se no primeiro clássico da temporada e mantém-se vitorioso com o treinador italiano Francesco Farioli.

30 de agosto de 2025 às 23:57

O FC Porto isolou-se este sábado na liderança da I Liga de futebol, ao vencer fora o bicampeão Sporting (2-1), na quarta jornada, enquanto o Famalicão ascendeu ao segundo lugar com um triunfo no terreno do AVS (1-0).

No Estádio José Alvalade, em Lisboa, onde não ganhavam há duas épocas, os 'dragões' marcaram pelo reforço neerlandês Luuk de Jong (61 minutos), que se estreou a 'faturar' ao quarto jogo, e pelo brasileiro William Gomes (64), num remate em arco de fora da área.

Os 'leões' ainda reduziram num autogolo do argentino Nehuén Pérez (74 minutos), sem evitarem a primeira derrota em 23 partidas na prova sob orientação de Rui Borges, bem como o regresso 'azul e branco' aos triunfos em duelos 'grandes' duas temporadas depois.

O FC Porto impôs-se no primeiro clássico da temporada e mantém-se vitorioso com o treinador italiano Francesco Farioli, chegando à primeira paragem da I Liga para as seleções nacionais isolado na liderança, com 12 pontos em outros tantos possíveis.

Os 'azuis e brancos' não começavam uma edição da prova com quatro triunfos desde 2017/18 e desfizeram a invencibilidade do Sporting, que não tinha perdido nos últimos 24 jogos para o campeonato, no qual vinha de uma derrota em 42 partidas como anfitrião.

Os 'leões' averbaram o segundo desaire em 2025/26, após terem perdido com o Benfica na Supertaça Cândido de Oliveira, e estão no terceiro lugar, com os mesmos nove pontos do Moreirense, quarto, que cedeu pela primeira vez na sexta-feira, ao ser derrotado fora pelo Gil Vicente (2-0).

Entre FC Porto e Sporting surge provisoriamente o Famalicão, próximo adversário dos 'leões', que ganhou no terreno do AVS e passou a somar 10 pontos, descolando do Sporting de Braga, quinto (menos um jogo), e do Gil Vicente, sexto, ambos com sete.

Na Vila das Aves, um golo solitário do neerlandês Justin de Haas, aos 70 minutos, valeu o regresso aos triunfos dos famalicenses, que já estavam em inferioridade numérica desde os 56, face à expulsão com duplo cartão amarelo do equatoriano Léo Realpe, e igualaram o seu melhor início, repetindo o registo de três vitórias e um empate logrado em 2019/20.

O Famalicão é uma das duas equipas sem tentos sofridos, a par do Benfica (menos dois jogos), enquanto o AVS, 16.º e antepenúltimo, voltou às derrotas e permanece com um ponto, tendo contado pela primeira vez esta temporada com José Mota no banco, já que o treinador tinha cumprido nas rondas anteriores uma suspensão proveniente de 2024/25.

A meio da classificação seguem Vitória de Guimarães e Arouca, que empataram no Minho (1-1), com o reforço franco-argelino Nais Djouahra a marcar para os 'lobos', aos 34, três minutos depois de o brasileiro Gustavo Silva ter adiantado os 'conquistadores'.

O Arouca empatou pela segunda ronda seguida e é oitavo classificado, com cinco pontos, mais um do que o Vitória de Guimarães, 10.º, que esteve desfalcado do médio e capitão Tomás Händel, potencialmente de saída na reta final da janela de transferências de verão.

Os minhotos continuam sem convencer sob orientação de Luís Pinto e foram alcançados pelo Nacional, nono, que se estreou a ganhar na visita ao Casa Pia (2-0), 11.º, com três pontos, num encontro realizado em Rio Maior, onde os 'gansos' alinham como anfitriões.

O brasileiro Paulinho Bóia, aos 33 minutos, e o venezuelano Jesús Ramírez, mais conhecido por Chuchu, aos 42, construíram o triunfo madeirense, impondo a terceira derrota, e segunda seguida, aos lisboetas - duas das quais perante Sporting e FC Porto.

A quarta jornada da I Liga, última antes da primeira paragem para as seleções nacionais, fecha no domingo, com mais quatro jogos, incluindo as visitas do Benfica e do Sporting de Braga ao promovido Alverca e ao Rio Ave, respetivamente.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8