page view

"Foi cedo demais": As reações à morte de Fernando Chalana

Várias personalidades, em especial do mundo do futebol, reagem à morte do 'génio' do Benfica.

10 de agosto de 2022 às 10:56

O antigo futebolista Fernando Chalana morreu esta quarta-feira, aos 63 anos. Algumas personalidades do mundo do futebol já reagiram à notícia triste para todos os amantes do desporto.

Humberto Coelho, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, revelou, em declarações à Sport TV, que esta é "uma notícia muito triste, apesar de pensar que ele estava num estado bastante perturbante. O que é certo é que o Chalana foi uma pessoa extraordinária, um jogador fantástico, com uma alegria de jogar fora do comum. Para ele o futebol era tudo.Também João Alves, antigo jogador do Benfica, afirmou em declarações à RTP3 que a notícia "foi um choque". "Sabia que ele estava doente há uma série de anos, mas fui apanhado de surpresa. Foi um grande colega que tive, joguei com ele no Benfica durante quatro anos, onde formámos o melhor meio-campo onde joguei até hoje e um dos melhores do Benfica. Ganhámos títulos, fomos a uma final da Taça UEFA, na Seleção igual... São muitas recordações que estão cá guardadas, quero é que ele descanse em paz. Tudo tem um final... Foi cedo demais", disse o antigo futebolista.Benfica recorda o 'Pequeno Genial' Fernando Chalana, o nosso Pequeno Genial, faleceu, aos 63 anos, na madrugada desta quarta-feira, 10 de agosto. pic.twitter.com/uWUGZzgWVe— SL Benfica (@SLBenfica) August 10, 2022

Presidente da república lamenta a morte de Fernando Chalana

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recordou Fernando Chalana como alguém

"que tanto contribuiu para o prestígio internacional do Futebol Português", pode ler-se numa nota publicada no Site Oficial da Presidência". Marcelo apresentou ainda os "inceros pêsames à Família" e às entidades desportivas que o antigo jogador "serviu com dedicação e entusiamo, durante tantos anos".

Rui Costa diz que este é um "dia muito triste para toda a nação benfiquista" 

Rui Costa diz que este é um "dia muito triste para toda a nação benfiquista" 

"É um dia muito triste para toda a nação benfiquista, diria até para todos os amantes do futebol", disse o dirigente 'encarnado', em declarações à BenficaTV. 

Rui Costa salientou ainda que Chalana foi o seu "último treinador em campo" como jogador profissional.

Luisão lembra "um dos maiores" e "pessoa com um coração incrível"

"Muito triste com essa notícia logo pela manhã. Descansa em paz, senhor Chalana, 'Chalanix'. Um dos maiores da história do Benfica e uma pessoa com um coração incrível", escreveu o dirigente dos 'encarnados' na rede social Instagram, numa publicação acompanhada por uma fotografia de ambos.

"Um grande amigo que guardarei para sempre": Bernardo Silva sobre Chalana

"Um grande amigo que guardarei para sempre no meu coração", escreveu o internacional português na rede social Instagram, num texto acompanhado de uma fotografia junto a Chalana, quando este era treinador das camadas jovens e Bernardo Silva jogador. Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Bernardo Carvalho E Silva (@bernardocarvalhosilva) Sporting lamenta morte de "grande figura do futebol português" Uma grande figura do futebol português.Descansa em paz, Fernando Chalana pic.twitter.com/N7XI0OTfhu— Sporting Clube de Portugal (@Sporting_CP) August 10, 2022 FC Porto homenageia Chalana e recorda duelos Duelos que também fazem parte da nossa história. Descansa em paz, Fernando Chalana.#FCPorto pic.twitter.com/SsKYV2PLWY— FC Porto (@FCPorto) August 10, 2022Fernando Santos afirma que "era sempre uma alegria enorme jogar contra" ChalanaO selecionador português, Fernando Santos, confessou a "enorme alegria" que sentia sempre que defrontava Fernando Chalana, recordando com "muita saudade" o antigo futebolista. "Foi um enorme prazer vê-lo jogar, foi um dos maiores jogadores portugueses de sempre. Foi um enorme orgulho defrontá-lo, um dos jogadores que mais dificuldades me criou em campo. Era sempre uma alegria enorme jogar contra ele", reagiu Fernando Santos, numa mensagem publicada no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF)."A nossa grande amizade refletiu-se também quando foi meu colaborador no Benfica. Recordo-o com muita saudade. Que descanse em paz, eu vou lutar para que a sua alma descanse em paz. Ele bem o merece. Um abraço forte, amigo Chalana", conclui a nota.Paulo Futre lastima perda da "maior referência e inspiração""O meu grande ídolo, Fernando Chalana, faleceu hoje. O pequeno grande génio. Sempre será a minha maior referência e inspiração. Os meus mais sinceros pêsames para a família. Até sempre Mito", escreveu o ex-jogador.  Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Paulo Futre (@futre) Veloso diz que hoje "não havia dinheiro" para pagar ao 'pequeno genial'"Como jogador, escuso de dizer o que foi. Como atleta, foi extraordinário. Se fosse hoje não havia dinheiro que chegasse para lhe pagar. Como pessoa, era extraordinário, também. Só há que lamentar a partida dele", disse Veloso à agência Lusa, no dia em que faleceu o antigo companheiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8