page view

"Foi um autêntico ataque terrorista": Luís Filipe Vieira sobre Assembleia-Geral do Benfica

Ex-presidente das 'águias' acusou Noronha Lopes e João Diogo Manteigas de organizarem o que aconteceu.

Atualizado a 28 de setembro de 2025 às 20:28

Luís Filipe Vieira, ex-presidente do Benfica e atual candidato à liderança das 'águias', classificou, este domingo durante uma entrevista exclusiva ao NOW, como "um autêntico ataque terrorista" o incidente que marcou a Assembleia-Geral (AG) do clube da Luz no sábado - no momento em que tentou falar aos sócios, Luís Filipe Vieira foi assobiado e insultado, não tendo o presidente da Mesa conseguido acalmar os ânimos. Rui Costa, o atual presidente encarnado, ainda se levantou para serenar a situação, mas sem sucesso, obrigando a que os trabalhos fossem interrompidos.

"As pessoas parece que querem eliminar o Benfica pelas Assembleia-Geral, querem conquistar o poder com uma minoria e não com todos os sócios", disse Luís Filipe Vieira, acrescentando que aquilo que aconteceu foi organizado por Noronha Lopes e João Diogo Manteigas. "[Noronha Lopes e João Diogo Manteigas] São os radicais que estão lá", disse.

"Aquilo é como um assalto ao poder (...) e os sócios têm de estar alertados porque estão a passar que querem dar a ideia de que são a opinião dos sócios, mas são uma minoria ruidosa", disse o ex-presidente do Benfica.

Luís Filipe Vieira negou que quem tenha estado na situação dos empurrões seja do staff dos seus elementos de segurança.

"Noronha Lopes faz-se de lobo em pele de cordeiro há muito tempo", disse o atual candidato à liderança das 'águias'. 

Ex-presidente do Benfica relembrou o ataque à academia do Sporting e pede aos benfiquistas que estejam atentos. "Temos de ter bem presente o que se passou aqui ao lado", asseverou.

Luís Filipe Vieira acusou ainda Noronha Lopes e Manteigas de estarem juntos para "desestabilizar o Benfica" e de serem "extremistas" e "não terem ideias para o clube".

O ex-presidente do Benfica diz que não  lhe compete a ele decidir se os sócios que estiveram envolvidos nas confusões deveriam ser expulsos, mas sim ao presidente da AG, "que tem tido uma reação isenta".

Em referência aos adeptos que provocaram a confusão na AG de sábado diz que "são radicais mesmo, não têm interesse nenhum, querem é destruição completa". 

Luís Filipe Vieira , de serem fabricadas. "Isso é para manipular a realidade (...) no final, vamos rir todos", disse.

"Nem Noronha Lopes tem estofo para controlar o Benfica", atirou Vieira.

"Escreva o que lhe vou dizer: entre o primeiro e o segundo lugar eu estou lá (...) se não ganhar, daqui a dois anos o Benfica vai estar muito pior", garantiu.

Luís Filipe Vieira disse ter dado 21 anos aquela casa [Benfica] para conseguir colocar o clube lá em cima e que Rui Costa "devia estar agradecido" porque ele o protegeu "muita vez". 

Em reação à entrevista de Rui Costa ao Record, o ex-presidente do Benfica acusa o atual líder das 'águias' de estar "a sofrer de amnésia". "O que ele disse é grave. Eu entreguei o Benfica como nenhum presidente entregou, deixei o clube com dinheiro, com crédito em todo o Mundo", disse.

"Eu não queria falar do Rui Costa, mas ele mente às pessoas (...) já me cansei de o defender. Não cabe na cabeça de ninguém ter um homem a trabalhar comigo a ganhar 200 e tal mil euros por ano e não fazia nada", acrescentou. 

Numa entrevista dada ao canal em agosto deste ano, quando ainda estava a equacionar se seria, ou não, presidente.

Publicada originalmente a 28 de setembro de 2025 às 19:12

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8