page view

Frederico Varandas arrasador após ataque do FC Porto

Presidente do Sporting classifica críticas portistas como "chorrilho de mentiras" e acusa Villas-Boas de não ter dimensão ética.

18 de fevereiro de 2026 às 01:30

A guerra aberta entre Sporting e FC Porto teve esta terça-feira uma nova frente de batalha, com Frederico Varandas a saltar para a linha da frente. A meio da tarde, o presidente do Sporting convocou a comunicação social para arrasar as críticas que o rival nortenho tinha feito, horas antes, através da publicação Dragões Diário.

Seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos, o FC Porto acusou o Sporting de ser novamente beneficiado pelas arbitragens frente ao Famalicão. Os azuis-e-brancos também visaram o treinador (Rui Borges) e o capitão (Hjulmand)  dos leões, até apontarem a mira ao presidente. "Sucedem-se as habituais absolvições de Frederico Varandas, uma figura inimputável aos olhos do Conselho de Disciplina (e de qualquer tribunal). Neste caso específico, parece que o crime compensa". 

Varandas socorreu-se das opinião "unânime" dos especialistas de arbitragem em validar o golo anulado ao Famalicão e reafirmou que também o FC Porto se inscreveu para participar nas comissões de trabalho criadas pela FPF, depois de os portistas terem insistido na crítica à participação de um membro do Sporting na comissão sobre arbitragem.

O presidente do Sporting partiu depois para a contra-ofensiva. "Os comunicados, que são chorrilhos de mentiras, e têm sido desde o jogo do FC Porto, têm um só objetivo: não falar-se do que interessa. E o que aconteceu às toalhas do Rui Silva? Foram precisas três toalhas. Nunca vi isto. Roubaram duas vezes as toalhas do guarda-redes durante o jogo. E a partir do golo do FC Porto, todos os apanha-bolas retiram os cones e as bolas. E isto, meus senhores, já não se vê na Europa periférica. Vê-se em África só".

Varandas visou, depois, diretamente Villas-Boas. "O presidente do FC Porto pertence ao Comité de Competições de Clubes da UEFA. Gostaria que lhe perguntassem se sugere, na elite do futebol, roubar as bolas quando se está a ganhar 1-0. E depois retirar a toalha ao guarda-redes. É isto que ele propõe? No Comité da UEFA? Fazia uma sugestão ao presidente do FC Porto. Que faça isto agora nos oitavos-de-final da Liga Europa"; "Se eu chegasse a casa, olhasse para os meus filhos e eles soubessem que o Sporting fazia isto, eu morria de vergonha.  Se estes episódios - Fábio Veríssimo, roubar as toalhas, mandar os apanha-bolas tirar a bolas - fossem neste Sporting, eu não tinha dimensão ética para ser presidente do Sporting"; "A luta pelo campeonato vai ser até ao fim, mas o título da falta de ética e anti-desportivismo já está entregue”.

"Santa aliança Benfica-Sporting é mais um chorrilho de asneiras"

O Benfica não escapou ao ataque do FC Porto, sendo visado no último parágrafo da comunicação portista: "Não surpreende o silêncio cúmplice no outro lado da Segunda Circular - que clama por ainda mais penáltis - nesta Santa Aliança que visa tentar derrubar o FC Porto de todas as maneiras".

Varandas classificou o alegado alinhamento entre leões é águias como "mais um chorrilho de asneiras como outras", tecendo nova crítica ao presidente portista. "Uma das coisas que devia interessar a todos é lutar para a valorização do futebol português, que tem de recuperar o 6.º lugar do ranking da UEFA. Mas eu tenho vergonha. Estes episódios [do clássico no Dragão] tiveram eco lá fora. E dirigentes que tanto se preocupam com o estado dos relvados, com as condições dos clubes pequenos, com as transmissões televisivas, fazem 10 vezes pior." Recorde-se que Villas-Boas tem sido muito crítico da Liga, cuja direção foi eleita com o apoio do Sporting, quando o FC Porto apoiava outro candidato. 

O presidente do Sporting recusou, também, responsabilidades na criação de um ambiente insustentável no futebol português. "Mas eu não controlo isso. Eu controlo as nossas ações, as do Sporting. Não é o Sporting que comenta nomeações antes dos jogos. Não é o Sporting que tem estes episódios num jogo que organiza."

Villas-Boas "tem lugar" em Alvalade

"Apenas posso dizer o que gostaria e o que controlo. O que controlo é que o FC Porto será muito bem recebido para poder fazer o que melhor sabe, competir dentro de campo. O presidente do FC Porto tem o lugar institucional, onde sempre se sentou", respondeu Frederico Varandas quando questionado sobre o ambiente, em Alvalade, na 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, a 3 de março. "Gostaria que os adeptos do Sporting não fizessem o que os adeptos do FC Porto fazem, de interromper o sono. Os jogadores do Sporting não querem isso, nós não queremos isso. O FC Porto vai ser muito bem recebido, tal como qualquer equipa".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8