Correio da Manhã
JornalistaRecord
Jornalista"Os sócios do Benfica terão de fazer essa avaliação": Para Noronha Lopes também foi o Benfica quem venceu o debate
Noronha Lopes, à semelhança de Rui Costa, também afirmou que foi o Benfica que ganhou o debate desta quinta-feira e serão os benfiquistas a fazer a avaliação final.
O candidato notou uma vez mais a honra de estar a disputar a segunda volta no "clube do seu coração".
"O Benfica tem de ser um clube que apresenta resultados. Não duvido que Rui Costa tentou, mas o facto é que não ganhamos", disse Noronha Lopes.
Quanto aos temas discutidos no debate, Noronha Lopes reiterou que "o reconhecimento é devido a quem fez as coisas", neste caso Luís Filipe Vieira, e que José Mourinho é o treinador dele. Já sobre Bernardo Silva, realça que o jogador "votará em consciência".
O candidato foi várias vezes acusado de incongruências, mas nega haver contradições naquilo que disse.
"Ganha sempre o Benfica": Rui Costa acredita que sócios vão decidir o vencedor "pela sua cabeça"
Rui Costa, em declarações aos jornalistas após o debate com Noronha Lopes, realçou que foi o Benfica que ganhou. "Ganha sempre o Benfica", disse o candidato.
O candidato garante que procurou sempre o melhor para o clube e destaca: "serei sempre igual a mim próprio".
Quanto à questão do possível regresso de Bernardo Silva, Costa esclareceu que "não há contrato nenhum preparado", pois "nem Noronha Lopes é presidente, nem Bernardo Silva está em condições de voltar amanhã". Enfatizou, no entanto, não ser "um tema para agora" e que não faz "campanhas eleitorais à anos 80 ou 90".
Para dia 8 de novembro, Rui Costa acredita que "cada sócio é dono do seu voto e são os sócios que vão decidir pela sua cabeça".
Termina o debate
Mensagens finais dos candidatos
Mensagem final de Noronha Lopes:
"É justo. Valeu a pena só para ter a sua resposta sobre Pedro Proença. Quero dizer olhos nos olhos ao Rui que é uma honra enorme estar aqui, a disputar estas eleições. É o sonho da minha vida. Estou aqui com muita vontade. Tenho comigo Bagão Félix, Vítor Paneira, Nuno Gomes... Há muito tempo que estamos juntos. Estou muito convicto que vou ganhar as próximas eleições. Mas reitero o que Rui Costa disse. O Benfica está acima de tudo."
Mensagem final de Rui Costa:
"A mensagem é clara. Mais uma vez, agradeço as eleições de sábado. Que voltem todos às urnas. Que haja vontade de bater este recorde. Não vou apelar para votarem em mim, já fizemos durante este período. Que consigamos bater este recorde. Que seja mais um dia com respeito. Que se passe o que se passou sábado. Cada um votou em quem quis votar. Não houve um atrito. É o que desejo para sábado."
Noronha: "Até hoje, nenhum benfiquista sabe qual é o projeto de Pedro Proença. Eu não passava nenhum cheque em branco"
Sobre o tema Pedro Proença (ex-árbitro e atual presidente da FPF), Noronha Lopes questiona Rui Costa: "Mas qual é o projeto de Pedro Proença. Estava à espera de uma resposta 'Sim' ou 'Não'. Até hoje, nenhum benfiquista sabe qual é o projeto de Pedro Proença. Eu não passava nenhum cheque em branco."
Rui Costa responde que já explicou que não apoia "a pessoa, mas sim o projeto para a FPF".
"Tenho alguma dificuldade em perceber que tenha feito críticas ao meu programa sem sequer o ler", diz Noronha
Noronha Lopes atira para rui Costa: "Tenho alguma dificuldade em perceber que tenha feito críticas ao meu programa sem sequer o ler".
"Tenho a certeza que Mourinho se vai rever no projeto e vai ficar no Benfica. Estou convicto que Mourinho vai ser campeão pelo Benfica, e é isso que os benfiquistas querem", disse.
Rui Costa responde que José Mourinho tem 2 anos de contrato e que "a exigência para Mourinho é obter o máximo de resultados para o Benfica".
"Hoje Vieira para si virou herói": Rui Costa acusa Noronha Lopes de incongruências
"Não venha hoje com falas mansas. Hoje Vieira para si virou herói", disse Rui Costa para Noronha Lopes, acusando-o de incongruências.
Noronha Lopes responde que "no Benfica não há adeptos de primeira nem de segunda".
"Rui Costa, desportivamente, falhou": Noronha Lopes critica gastos e gestão do atual presidente
Os candidatos falam agora sobre o mercado e os gastos do clube.
Rui Costa assume que não tem uma verba estipulada para gastar [no mercado de janeiro] e que, se houver necessidade de reforçar a equipa, assim será feito.
Por sua vez, Noronha Lopes refere que as trocas de treinador revelam instabilidade. "Quando temos cinco treinadores em quatro anos, isso não é trazer estabilidade. Como é que podemos ganhar?", atira.
"Gastamos 400 milhoes de euros, ganhamos um campeonato, tivemos cinco treinadores. Qual é a avaliação que se faz deste mandato? Só pode ser negativa", continua João Noronha Lopes. "Rui Costa, desportivamente, falhou", afirma o candidato.
Noronha Lopes promete trazer de volta Bernardo Silva. Rui Costa contraria garantia
Noronha Lopes promete trazer Bernardo Silva de volta para o Benfica. "Comigo presidente, Bernardo voltará ao Benfica".
Rui Costa contraria: "Ninguém pode garantir que um jogador volte ao Benfica". O atual presidente relembra que Bernardo Silva é capitão do Manchester City e que, se um dia regressar ao clube das águias, "não será jogador de nenhum presidente, será jogador do Benfica".
Noronha Lopes acusa Rui Costa de usar Mourinho como "trunfo eleitoral". Rui Costa nega
Noronha Lopes acusa Rui Costa de dizer que a contratação de José Mourinho para treinador era "um trunfo eleitoral".
"É um grande treinador, será o treinador com quem trabalharei. Nunca defendi um treinador interino após a saída de Bruno Lage. Foi a decisão de Rui Costa e eu defendo-a a 100%. Mourinho terá um peso determinante para o Benfica ganhar mais. Trunfo eleitoral de Rui Costa? Não vejo as coisas assim".
Rui Costa nega alguma vez ter dito que Mourinho seria trunfo.
Os candidatos trocam acusações e aumenta a tensão no debate.
Noronha Lopes e Rui Costa trocam acusações sobre ataques pessoais
"Lamento aquilo que se tem visto nas redes sociais, que não se perceba que somos todos do mesmo clube", diz Rui Costa.
João Noronha Lopes diz partilhar da "condenação e a repulsa pelos atos e campanhas que se fazem na Internet". "Já fui acusado de praticamente tudo. Acusado de precisar do Benfica para viver, de não pagar impostos", assume Noronha Lopes.
Noronha Lopes acusa a campanha de Rui Costa de fazer parecer que a campanha de Noronha Lopes festeja as derrotas do Benfica. Rui Costa nega e pede que se mude de tema. "Não vale a pena", atira.
"Se não ganhar, o Benfica não sai de mim": Rui Costa sobre cenário de derrota
Questionado sobre a hipótese de uma derrota, Rui Costa garante: "Se não ganhar, o Benfica não sai de mim".
Rui Costa assegura que o Benfica "está muito melhor do que há quatro anos" e que "as pessoas sabem" em que momento é que o atual presidente (e agora recandidato) tomou posse.
Noronha Lopes diz estar "fortemente empenhado" em ser presidente do Benfica e rejeita terceira candidatura
Noronha Lopes continua a reforçar a ideia de que está "fortemente empenhado" em ser presidente do Benfica. "Esta é a paixão da minha vida. O meu pai disse que aos 14 anos eu disse que queria ser presidente do Benfica... eu não me lembro dessa conversa", conta.
João Noronha Lopes mostra-se também confiante na vitória. Sobre os restante candidatos, admite que têm boas ideias, que podem vir a ser utilizadas.
O candidato diz que não coloca a hipótese de voltar para uma terceira candidatura.
"É um voto de confiança à minha pessoa e à minha liderança": Rui costa agradece votos da primeira volta
Rui Costa começou a primeira intervenção no debate por agradecer o voto de confiança dos sócios na primeira volta. "É um voto de confiança importantíssimo para mim. É um voto de confiança à minha pessoa e à minha liderança", afirma.
O candidato mostra também confiar na vontade dos sócios. "As pessoas vão ter de escolher por elas próprias e têm a capacidade de escolher por elas próprias", diz.
"Este é o clube da minha vida": Noronha Lopes acredita ter todas as condições para reunir votos
João Noronha Lopes acredita ter todas as condições para reunir os votos "dos que não se reveem no mandato de Rui Costa".
O candidato garantiu que o Benfica é o clube da sua vida, realçando os momentos em que participou no clube.
Começa o debate
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
                        O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário. 
                        O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
                    
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
                    Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login. 
                    Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
                
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.