page view

Artigo exclusivo

Justiça investiga negócios no FC Porto. Contratação de Zé Luís sob suspeita

Papel de Pedro Pinho está no centro das atenções no negócio que envolveu a aquisição do jogador.

28 de agosto de 2021 às 01:30

1 / 3

FC Porto
FC Porto José Gageiro 7movephoto
Pedro Pinho
Pedro Pinho José Gageiro 7movephoto
Pinto da Costa
Logo Premium CM
Logo Premium CM

As contas dos azuis-e-brancos não deixam dúvidas. O agente José Fouto, através da agência Socas Investiment, Lda., cobrou a comissão, mas mais uma vez voltou a pagar depois a Pedro Pinho. Foram 333 mil euros, acrescidos de IVA, que foram parar às mãos do empresário que está a contas com a Justiça. Há suspeitas de que esses montantes possam ser luvas.

Este é apenas mais um caso que o Ministério Público quer ver esclarecido. Também a venda de Fábio Silva, aos ingleses do Wolverhampton, está sob investigação. O negócio envolveu 40 milhões, mas o FC Porto apenas teve uma mais-valia de 25 milhões.

Aí, o intermediário foi Jorge Mendes, um dos empresários com mais negócios no mundo do futebol, mas mais uma vez foi paga uma comissão a Pedro Pinho. A justificação oficial é que sem a intermediação daquele empresário o negócio não se fazia, o que não é visto como muito plausível pelas autoridades, que defendem que pode haver um esquema de comissões ocultas através de Pedro Pinho. Recorde-se que, tal como o CM já noticiou, Pedro Pinho está a ser investigado no âmbito do processo que também visa Luís Filipe Vieira, tendo sido ele e o empresário Bruno Macedo quem deram origem ao processo que levou à prisão do ex-presidente do Benfica.

O Ministério Público e a Autoridade Tributária pediram mesmo o levantamento do segredo bancário do empresário, que agora está debaixo da pressão da investigação. Foram também feitas escutas telefónicas e Pedro Pinho arrastou para o processo vários dirigentes azuis-e-brancos, que também são alvos do processo. Dois deles são os administradores Fernando Gomes e Luís Gonçalves, de quem Pedro Pinho sempre foi muito próximo. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8