page view

Legado de Jorge Costa será eterno

Dragões assinalaram um ano da morte do capitão. Documentário lançado em breve

06 de agosto de 2026 às 01:30

"Passou um ano, mas ficaram a presença, o exemplo e um legado que o tempo nunca apagará. Há ausências que o tempo não consegue preencher e homens cuja importância só se torna ainda mais evidente quando deixam de estar fisicamente presentes. O FC Porto nunca esquecerá um dos seus maiores símbolos". Foi desta forma, nos canais do clube, que André-Villas recordou Jorge Costa, capitão e diretor do FC Porto que há um ano foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória no centro de treinos do clube.

Todas as equipas do FC Porto prestaram homenagem, cumprindo um minuto de silêncio nos respetivos treinos, e no arranque dos trabalhos, o plantel principal depositou uma coroa de flores junto à placa na entrada do Centro de Treinos que passou a ter o nome do jogador.

André Villas-Boas, acompanhado de alguns elementos da sua direção, deslocou-se ao cemitério de Agramonte e esteve presente numa cerimónia privada ao lado da família do ex-jogador.

Ao final da tarde, o plantel principal levou o troféu da Supertaça, conquistado no sábado frente ao Torreense, a uma missa de homenagem a Jorge Costa, realizada  na Igreja Paroquial de Cristo Rei, na Foz.

O FC Porto, entretanto, lançou um camisola de homenagem ao defesa com o número 2 nas costas, e anunciou o lançamento de um documentário intitulado "O Capitão", dividido em quatro episódios, que narra a história de Jorge Costa, com imagens inéditas e mais de 50 entrevistas exclusivas a figuras que marcaram a vida do capitão, casos de Villas-Boas, José Mourinho, Luís Montenegro, Gianni Infantino e Pedro Proença.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8