Com 38 anos e 25 dias, Messi logrou este número 'redondo' no jogo oficial 1.167.
O argentino Lionel Messi ultrapassou no sábado os 900 golos enquanto futebolista sénior, ao 'bisar' no triunfo do Inter Miami no reduto do New York Red Bulls (5-1), para a Liga norte-americana de futebol (MLS).
Com 38 anos e 25 dias, Messi logrou este número 'redondo' no jogo oficial 1.167, entre a equipa principal e as secundárias (B e C) do FC Barcelona, seleções sub-20, olímpica e principal da Argentina, Paris Saint-Germain e Inter Miami, sendo que conta ainda 399 assistências -- 1.300 contribuições para golo.
O argentino, que 'bisou' na MLS pela sexta vez nos últimos sete jogos, chegou e ultrapassou os 900 golos (conta 901) em mais de duas décadas, mais precisamente desde 2003/04, quando começou a atuar nas equipas secundárias do FC Barcelona.
A estreia aconteceu em 29 de novembro de 2003, num triunfo por 2-1 do FC Barcelona C face ao Europa, para a 15.ª jornada do terceiro escalão e os primeiros golos três rondas depois, em 04 de janeiro de 2004, dia em que o argentino, de 17 anos, conseguiu um 'hat-trick' no reduto do Gramenet B (3-2).
Pelas equipas secundárias dos catalães somou 11 golos, em 32 jogos, cinco pelo FC Barcelona C (10 encontros, em 2003/04) e seis pelo FC Barcelona B (22, em 2003/04 e 2004/05).
Na equipa principal dos catalães fez o primeiro jogo num particular ainda em 2003/04, mais precisamente em 16 de novembro de 2003, na inauguração do Estádio do Dragão, com 16 anos e 145 dias, num desaire por 2-0 face ao FC Porto, e, oficialmente, já em 2004/05, em 16 de outubro de 2004.
Messi estreou-se no reduto do Espanyol, num triunfo por 1-0, selado pelo internacional luso Deco, que substituiu aos 82 minutos, e, em 01 de maio de 2005, ao nono jogo, logrou o primeiro golo, fixando o 2-0 na receção ao Albacete, com um 'chapéu, assistido pelo brasileiro Ronaldinho Gaúcho.
Foi o primeiro de 672 golos pelo FC Barcelona, para se coroar como o melhor marcador da história do clube, em 17 épocas 778 jogos oficiais, nos quais conseguiu ainda 275 assistências.
O derradeiro, de cabeça, aconteceu na última vez que vestiu a camisola 'culé', em 16 de maio de 2021, num desaire por 2-1 na receção ao Celta de Vigo, num jogo sem pompa, nem circunstância, num Nou Camp deserto, culpa da pandemia de covid-19.
Na época seguinte foi 'obrigado' a sair e rumou ao Paris Saint-Germain, ao serviço do qual somou 32 golos (mais 35 assistências) em duas épocas e 75 jogos.
Mas, em França, como já contou, nunca se sentiu cómodo, tranquilo, feliz e, como tal, e na impossibilidade de voltar ao 'Barça', rumou ao Inter Miami, aos Estados Unidos, onde já soma 58 golos, mais 25 assistências, em 68 encontros.
A par com os clubes, esteve o trajeto nas seleções da Argentina, primeiro na de sub-20, pela qual jogou em 2003/04 e 2004/05, conseguindo 14 golos, em 18 jogos.
Na seleção principal, que representou pela primeira vez em 2005/06, num jogo com a Hungria, em 17 de agosto de 2005, em que entrou aos 64 minutos e foi expulso aos 68, já soma 112 golos, mais 59 assistências, em 191 encontros.
Pelo meio, em 2008/09, há ainda a registar as cinco presenças na seleção de sub-23 nos Jogos Olímpicos de Pequim2008, com dois golos marcados, mais duas assistências.
Entre os jogadores em atividade, Messi está apenas atrás de Cristiano Ronaldo, que conta mais 43 golos (944), mas em mais 132 jogos (1.301), sendo que, quando atingiu os 900, o português tinha mais um ano e 102 dias e mais 79 jogos do que o argentino.
Os golos e as assistências de Messi não vieram, porém, sem títulos, matéria em que é líder mundial, pois, na história do futebol, ninguém tem mais do que os 45 que conta no seu palmarés.
Messi ganhou a maioria pelo FC Barcelona, num total de 34, nomeadamente quatro edições da 'Champions', três do Mundial de clubes, três da Supertaça Europeia, 10 da Liga espanhola, sete da Taça do Rei e sete da Supertaça espanhola.
Pela Argentina, arrebatou seis, quatro na seleção principal - o Mundial de 2022, duas edições da Copa América e uma da Finalíssima -, e ainda o Mundial de sub-20 e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Pequim2008.
No seu 'museu' particular, conta ainda três títulos pelo Paris Saint-Germain, pois ganhou duas vezes a Ligue 1 e uma a Supertaça gaulesa, e, no Inter Miami, já arrebatou a Taça das Ligas e a Supporters Shield, para o vencedor da fase regular da MLS.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.