page view

Rivais minhotos decidem um troféu entre si pela primeira vez

Taça da Liga proporciona final inédita. Apesar da longa rivalidade, V. Guimarães e Sp. Braga nunca se tinham cruzado no jogo decisivo de uma competição nacional.

09 de janeiro de 2026 às 01:30

Aquela que é uma das rivalidades mais fervorosas do futebol português terá este sábado um capítulo inédito: V. Guimarães e Sp. Braga vão decidir entre si um troféu nacional. A final da Taça da Liga, marcada para Leiria, é a primeira vez que vimaranenses e bracarenses se cruzam num jogo que vale um título.

Os dois gigantes minhotos têm um longo historial de confrontos, marcado pelo equilíbrio. Num total de 160 jogos, para várias competições, o Sp. Braga leva uma vantagem de apenas três triunfos (64 vs. 61) e nos golos o avanço não é muito maior: 219 vs. 213. As duas equipas sempre se fizeram valer do fator casa (59% de triunfos para o Sp. Braga e 56% para o Vitória) para se impor ao rival, pelo que a final da Taça da Liga abre terreno nunca desbravado: quem levará a melhor num estádio neutro?

O Sp. Braga tem maior experiência nestas andanças. Os guerreiros já contabilizam três Taças da Liga e podem alcançar o Sporting no 2.º lugar, com quatro (o Benfica lidera destacado com oito). Já o V. Guimarães procura vencer a prova pela primeira vez, tornando-se no sétimo clube a fazê-lo (FC Porto, V. Setúbal e Moreirense também venceram uma vez cada um).

O jogo em Leiria será a 18.ª final do Sp. Braga numa competição de âmbito nacional - no seio da UEFA venceram a Taça Intertoto e perderam a Liga Europa -, enquanto o V. Guimarães disputa um troféu pela 12.ª vez. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8