page view

Sporting de cabeça perdida acaba eliminado da Taça da Liga

Detentor do troféu cai frente ao Sp. Braga sem brilho, passando grande parte do tempo encolhido na sua área após a expulsão de Bolasie.

22 de janeiro de 2020 às 01:30

Foi um Sporting encolhido e de cabeça perdida que esta terça-feira foi derrotado pelo Sp. Braga (2-1) nas meias-finais da Taça da Liga, competição onde defendia o troféu.

Jorge Silas estava ciente das dificuldades para travar o ataque bracarense e apostou num ferrolho à frente da defesa, com Battaglia e Doumbia. Mas não resultou. Os leões atrapalhavam-se uns aos outros e revelavam uma dificuldade gritante para sair a jogar com a bola.

A pressão bracarense resultava com facilidade e foi precisamente numa dessas ações que Ricardo Horta inaugurou o marcador. Battaglia perdeu a bola e esta chegou aos pés de Ricardo Horta, que rematou em arco fora do alcance de Max.

Os leões acusaram o golo, mas era tudo muito difícil. Uma equipa sem rotinas, desconfortável com a bola no pé e sempre aflita no setor defensivo. Mas quem tem Bruno Fernandes tem talento. E foi o capitão leonino que inventou o golo do empate. Rápido na marcação de um livre, acabou por isolar Mathieu, que dominou e rematou perante a saída de Matheus para o 1-1.

Chegou o intervalo e uma ligeira reação do Sporting. A conversa de Silas parecia ter surtido efeito e a troca de Doumbia por Bolasie até estava a resultar. Os leões até viviam o seu melhor período no jogo. Bruno Fernandes, num canto, colocou a bola na cabeça de Battaglia, mas Matheus fez a defesa da noite.

Uma entrada impetuosa de Bolasie sobre Sequeira acabou por deitar tudo a perder. O sportinguista quase escapava impune, mas o vídeo-árbitro confirmou uma entrada de sola. O extremo acabou expulso.

Silas assumiu demasiado cedo a pretensão de defender o empate. Tirou o ponta de lança Luiz Phellype e fez entrar o defesa-central Luís Neto. Numa tentativa de ganhar mais uma vez a lotaria dos penáltis, acabou por atirar a toalha ao chão.

O leão encolheu-se na sua área. Com medo de sofrer um golo. Foi resistindo a custo ao melhor futebol bracarense, onde Galeno e Paulinho eram os mais inconformados. O golo da vitória surgiu por Paulinho no último minuto. Um tento que repôs a justiça.

O leão encheu-se de brio e quis atacar. Não tinha cabeça nem capacidade. Mathieu teve uma entrada fora de tempo sobre Esgaio. Percebeu que seria expulso. Gerou-se um sururu com os suplentes e o guarda-redes minhoto, Eduardo, e o defesa leonino Borja também acabaram expulsos.

Galeno comandou tropas arsenalistas

Esgaio – Sempre projetado no ataque, deu que fazer a Acuña. Surpreendido pelo passe rápido no empate. Subiu ainda mais após o intervalo.

Tormena – Estava a fazer uma exibição competente, mas também foi surpreendido no golo de Mathieu.

Bruno Viana – Luiz Phellype deu pouco ou nada que fazer. Exibição tranquila.

Raul Silva – Bem nas dobras a Sequeira. Depois, já a lateral, assistiu Paulinho (2-1).

Sequeira – Criou vários desequilíbrios na defesa leonina. Boas combinações com o extremo Galeno.

Fransérgio – No equilíbrio de forças a meio-campo esteve sempre em bom plano. Grande passe no 1-0. Uma grande chance que Max defendeu.

Novais – Num papel mais defensivo, não comprometeu mas também não se destacou. Bateu dois livres que levaram perigo à baliza dos leões.

Ricardo Horta – Um grande golo logo a abrir. Acumulou alguns erros no plano defensivo. Perto do bis aos 58’.

Paulinho – Bem a jogar de costas para segurar a bola. De frente para a baliza na única chance que teve deu a final ao Sp. Braga.

Galeno - Já estava a ser o melhor no primeiro tempo. No segundo foi ainda mais importante. Deu cabo da defesa leonina. Merecia o golo.

Trincão – Entrou mal. Más decisões e até uma simulação na área dos leões.

Rui Fonte – Mais um na frente que teve pouca bola.

André Horta – Ajudou a equipa a encostar ainda mais o Sporting lá atrás.

Bruno a espaços no jogo do adeus?

Ristovski – Exibição pobre do lateral-direito macedónio. Estendeu a passadeira para Galeno passar.

Coates – Primeira parte fraca do uruguaio. Melhorou um pouco no segundo tempo, principalmente pelo ar.

Mathieu – Um golo pleno de oportunidade e de experiência. Depois, em cima do minuto 90’, deixou Paulinho fugir no 2-1. De cabeça perdida, varreu Esgaio e foi expulso.

Acuña – Deu espaço em demasia para Ricardo Horta marcar. Pouco rigor defensivo e sem atrevimento no ataque.

Doumbia – Mais avançado no terreno pouco se viu. Apenas um remate de primeira digno de registo. O primeiro a ser sacrificado.

Battaglia – Regresso com mais baixos do que altos. Perdeu a bola que resultou no golo de Ricardo Horta. Um cabeceamento perigoso.

Wendel – Algumas boas arrancadas que, a espaços, estenderam o jogo leonino. Após a expulsão apagou-se, tal como o resto da equipa.

Camacho – O primeiro remate com perigo foi dele. Ainda assim, tanto na esquerda como na direita pouco se viu, nem na ajuda defensiva.

Bruno Fernandes - Não fez um grande jogo, mas esteve nos principais lances. Um remate perigoso e a assistência para o golo do empate. Terá sido o adeus?

Luiz Phellype – Presa fácil para os defesas minhotos. Um remate por cima em mais uma noite para esquecer do avançado brasileiro.

Bolasie – Quinze minutos em campo e expulsão. Tudo o que o Sporting não precisava. Decisivo para a derrota.

Neto – Entrou para tentar levar o jogo para os penáltis. Sem sucesso.

"Expulsão não faz sentido nenhum"

ANÁLISE

+ Postura bracarense

O Sp. Braga assumiu o jogo. Nunca se intimidou com o estatuto de ‘grande’ do Sporting e foi à procura da vitória. Pressionou, causou desequilíbrios e acabou premiado com dois golos. Um triunfo justo da melhor equipa em campo.

- Sururu no final

Bolasie foi impetuoso e acabou expulso. Mathieu perdeu a cabeça, com uma entrada violenta para expulsão. Não se percebe é a confusão entre os jogadores e os suplentes, que conduziu ainda às expulsões de Eduardo e de Borja. O futebol não é isto. Bem nas

Expulsões

A arbitragem de Nuno Almeida foi positiva. Bem auxiliado na expulsão de Bolasie pelo VAR, bem no vermelho a Mathieu e igualmente em bom plano na resolução do sururu. Expulsou mais dois prevaricadores. Golo bem validado a Mathieu.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8