page view

Tudo o que se sabe sobre o caso de Dani Alves. Jogador foi condenado por violação a uma jovem de 23 anos

Central saiu, esta segunda-feira, da prisão, pelo que vai aguardar em liberdade o resultado de um recurso da sentença.

26 de março de 2024 às 21:57

Na noite de 31 de dezembro de 2022, na casa de banho da discoteca Sutton, em Barcelona, o jogador brasileiro Dani Alves violou uma jovem de 23 anos. O central foi condenado, em fevereiro de 2024, a uma pena de quatro anos e meio de prisão, decisão que recorreu.O Ministério Público espanhol quis ainda recorrer da condenação a quatro anos e meio de prisão, no sentido de agravar a pena.

O antigo jogador do FC Barcelona, do Paris Saint-Germain, da Juventus e da seleção de futebol do Brasil disse, perante o juiz, que a relação sexual foi consentida e que mentiu na primeira versão para esconder que tinha sido infiel.

O Ministério Público espanhol quis ainda recorrer da condenação a quatro anos e meio de prisão, no sentido de agravar a pena.

Segundo revelaram fontes judiciais à agência EFE, o Ministério Público estava a preparar o recurso da decisão com o tribunal a considerar como atenuante a indemnização de 150.000 euros à vítima, fixada no valor da fiança.

Essa atenuante permitiu que a Audiência de Barcelona baixasse a pena para os quatro anos e meio (o mínimo previsto na lei para uma agressão sexual), quando o Ministério Público pedia nove anos de prisão para o jogador.

No julgamento, Ministério Público e defesa da jovem opuseram-se à aplicação da atenuante de reparação, justificando que esse foi o valor que a juíza de instrução fixou como fiança para o jogador, que diversas vezes quis que fosse a quantia a entregar à vítima, sem que esta o aceitasse.

A Procuradoria também entende que a aplicação de atenuante a Dani Alves, por ter depositado a fiança de 150.000 euros, pode ser discriminatória, uma vez que dá uma vantagem ao acusado, devido à sua capacidade económica.Também a Procuradoria Provincial de Barcelona apresentou um recurso contra a decisão de libertar o futebolista brasileiro Dani Alves mediante o pagamento de uma caução de um milhão de euros.

A justiça espanhola aceitou que Dani Alves aguarde em liberdade o seu recurso à condenação por violação, mediante o pagamento da caução de um milhão de euros. A Procuradoria Provincial de Barcelona anunciou um recurso da decisão de libertar Dani Alves, salientando que se mantêm os motivos pelos quais foi adotada a prisão preventiva em janeiro de 2023.

O julgamento deixou Dani Alves deprimido e a prisão acabou por ativar o protocolo anti-suicídio.

O jogador chegou a chorar durante o julgamento enquanto respondia às questões da advogada de defesa. Dani Alves, depois de ter passado 14 meses em prisão preventiva, acabou por pagar um milhão de euros de caução e saiu, esta segunda-feira, da prisão, pelo que vai aguardar em liberdade o resultado de um recurso da sentença.O jornal espanhol La Vanguardia refere que foi um grupo de amigos que contribuiu com o dinheiro, entre os quais um futebolista no ativo. O canal de televisão mexicano ‘TUDN’ avança, com base em diferentes fontes, o nome de Memphis Depay, jogador do Atlético Madrid e que foi colega de Dani Alves no Barcelona, em 2021/2022.

De acordo com o El País, os magistrados do Supremo Tribunal de Barcelona emitiram uma ordem na quarta-feira em que, pela primeira vez, concederam o pedido, tantas vezes solicitado pela defesa, para que fosse libertado. Fizeram-no com a condição de que o jogador, para evitar a tentação de fugir, pagasse uma fiança de um milhão de euros, uma das mais elevadas de Espanha, segundo fontes judiciais consultadas.

O jornal espanhol La Vanguardia refere que foi um grupo de amigos que contribuiu com o dinheiro, entre os quais um futebolista no ativo. O canal de televisão mexicano ‘TUDN’ avança, com base em diferentes fontes, o nome de Memphis Depay, jogador do Atlético Madrid e que foi colega de Dani Alves no Barcelona, em 2021/2022.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8