Benfica goleou, mas o encontro terminou aos 46 minutos.
Futebol: Jogo Belenenses SAD-Benfica devia ter sido adiado?
Deprimente e triste... muito triste aquilo que este sábado aconteceu no Estádio Nacional. Esta é talvez a crónica que um jornalista nunca deveria escrever na vida, até porque o que se passou no Belenenses SAD-Benfica foi tudo menos um jogo de futebol.
A Covid-19 está presente, infelizmente, nas nossas vidas há quase dois anos. Tempo mais do que suficiente para a Liga de Clubes encontrar formas de evitar a página negra que se assistiu. O Belenenses SAD tem 38 jogadores inscritos, mas só nove (quase todos dos sub-23) entraram em campo, deixando antever a dimensão do surto entre casos positivos, em isolamento e lesões. Rui Pedro Soares, presidente da direção azul, garantiu não ter pedido na véspera o adiamento do jogo. Porque não o fez? Por já contar com uma um receita extra de bilheteira? Ou porque a equipa, mesmo antes deste surto, já ter vários titulares indisponíveis?
O Benfica foi a jogo, mesmo sabendo que a verdade desportiva estava em jogo. Porquê? Porque não terá outra data disponível, nas próximas seis semanas (período previsto no regulamento da Liga para a marcação de nova data) devido ao elevado número de jogos?
A Liga, impávida e serena, assistiu a isto tudo sem se manifestar. Porque não sentou os clubes à mesa? Porque não propôs uma opção para lá do que está no regulamento sendo que vivemos num período de exceção? E qual o papel da Direção-Geral de Saúde. Porque não interveio a tempo e horas? Onde está aqui a defesa da saúde pública? Quem garante que muitos jogadores do Belenenses SAD que tiveram este sábado em campo (apesar de testados) não dão positivo nas próximas horas? Nesse caso, o Benfica também assumiu o risco e preferiu ir a jogo sem receio de um possível contágio.
Uma palavra para os jogadores que estiveram em campo, os menos culpados disto tudo. Apreço, muito apreço, para os nove homens do Belenenses SAD (incluindo o guarda-redes João Monteiro que jogou fora da sua posição). Os do Benfica marcaram 7 até o árbitro ter interrompido o jogo aos 46’, depois de mais um futebolista azul se ter lesionado (dos nove iniciais, não regressaram dois por problemas físicos). Uma palavra para os adeptos que tiveram a coragem de ir ao estádio para presenciar uma das maiores vergonhas do futebol português. Que nunca mais se repita.
Sul-africano deu negativo
Cafú Phete, médio sul-africano do Belenenses SAD, testou negativo. Suspeitava-se que poderia estar infetado com a nova variante da Covid-19 (Ómicron), por ter estado no seu país, o que não se verificou. Phete foi um dos azuis colocados em isolamento a juntar aos 17 colegas e membros do staff que testaram positivo à Covid-19, incluindo o técnico Filipe C?ândido. O B SAD tem inscritos 38 futebolistas que podem jogar pela equipa principal.
"Nós passámos por isto"
"O Benfica cumpriu o regulamento, da mesma forma que o Belenenses foi obrigado a jogar. O Benfica não é responsável por esta página negra que nos envergonha. Nós já passámos por isto", disse Rui Costa, presidente do Benfica, que atacou a Liga e a DGS.
Análise ao jogo
Positivo: Relvado e público
Pouco ou nada há a dizer sobre o jogo, mas há duas notas positivas a destacar. O relvado do Estádio Nacional, que finalmente está ao nível esperado, e o público, quase todo afeto ao Benfica, que aplaudiu e muito os jogadores do Belenenses SAD.
Negativo: Episódio negro
Um jogo destes – desde o instante inicial entre 11 jogadores contra nove, sendo que destes quase nenhum faz parte da equipa principal – nunca devia ter acontecido. É preciso apurar as responsabilidades, mas a Liga não se pode esconder.
Arbitragem: Segundo os regulamentos
Manuel Mota teve 46’ sem história. Não foi chamado a puxar dos cartões. Num dos golos de Darwin, o assistente assinalou fora de jogo, mas o VAR corrigiu. E depois cumpriu os regulamentos e terminou a partida.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.