Seleção portuguesa é a segunda mais vasta de sempre, com os 16 elementos que viajaram para Torun.
Três dos atletas portugueses que vão competir nos Europeus de atletismo, de quinta-feira a domingo, estão no 'top-3' do ano nas suas especialidades, o que torna 'inevitável' esperar a conquista de medalhas na cidade polaca de Torun.
Auriol Dongmo chega à Polónia como a líder mundial do lançamento do peso, Pedro Pichardo é claramente o primeiro europeu no triplo salto e Patrícia Mamona, novamente em boa forma, é terceira no 'ranking' do triplo feminino.
A seleção lusa, segunda mais vasta de sempre, com os 16 elementos que viajaram para Torun, conta ainda, entre outros, com Francisco Belo (oitavo entre os inscritos no peso e quarto classificado há dois anos), Marta Pen (12.º nos 1500 metros), Ricardo Santos (14.º nos 400 metros) e Carlos Nascimento (15.º nos 60 metros).
A 36.ª edição dos Europeus tem inscritos 733 atletas (405 masculinos, 328 femininos) de 47 países, destacando-se a ausência da Rússia, que, em condições normais, seria um dos 'açambarcadores' de medalhas.
A nível individual, a grande ausente é a sérvia Ivana Spanovic, campeã mundial (2018) e tricampeã europeia (2015, 2017 e 2019) no comprimento na pista coberta. Lesionada nos tendões da coxa, já esta semana, em treino, deixa o título sem defesa em Torun. Spanovic tinha regressado à competição em janeiro, após uma paragem de 16 meses, devido a uma lesão no metatarso.
Dezasseis campeões de há dois anos, em Glasgow, estarão em pista, entre os quais o polaco Marcin Lewandowski, que tentará o seu quarto título, nos 1500 e 3000 metros, ele que já foi também campeão em 800 metros.
Estarão na pista nove atletas que lideram as listas mundiais do ano, entre os quais Auriol Dongmo (peso) - os outros são a holandesa Nadine Visser (60 metros barreiras), a ucraniana Yaroslava Mahuchikh (altura), a italiana Larissa Iapichino (comprimento), a grega Paraskevi Papahristou (triplo), a belga Noor Vidts (pentatlo), o norueguês Jakob Ingebrigtsen (1500 metros), o italiano Gianmarco Tamberi (altura) e o sueco Armand Duplantis (vara).
Ainda muito jovens estarão por certo entre as grandes figuras em Torun. Duplantis, que é recordista mundial, e Jakob Ingebrigtsen, recordista europeu, ambos já com vários títulos absolutos, também ao ar livre.
Sem surpresas pelo que fizeram em 2019 e 2020, Auriol Dongmo e Pedro Pichardo são os grandes favoritos nas suas provas.
Dongmo, de 30 anos, camaronesa de origem e naturalizada portuguesa há dois, chega finalmente a uma grande competição com a camisola lusa. A finalista olímpica em 2016 (ainda pelos Camarões) tem um recente recorde nacional de 19,65 metros - marca que lhe dá a liderança mundial absoluta, a par da neozelandesa Valerie Adams, que conseguiu o registo ao ar livre.
A segunda europeia do ano e principal adversária é a alemã Christina Schwanitz, de 35 anos, que tem como melhor esta época 19,11 e tem como recorde pessoal 20,05 - mas já em 2014. A terceira é a holandesa Fanny Roos, com 18,85.
Quanto a Pichardo, nascido em Cuba e português desde 2018, saltou nos campeonatos de Portugal 17,36 metros e aproximou-se do recorde de Nelson Évora, atleta que prescindiu da época de inverno para se concentrar na preparação olímpica.
O segundo da lista é o francês Melvin Raffin, com 17,09 (17,20 como recorde pessoal), o terceiro o alemão Max Hess, antigo campeão europeu, com 17,00 esta época, mas com 17,52 como recorde pessoal.
Patrícia Mamona, já por duas vezes campeã continental, lutará também por um lugar no pódio e terá como principais adversárias a grega Paraskevi Papahristou (14,60 como recorde pessoal, este ano) e a bielorussa Viyaleta Skvartsova (14,39). A portuguesa chegou aos 14,21 no 'meeting' de Roma.
Em Glasgow, há dois anos, quando Nelson Évora foi campeão e Mamona quarta, Franciso Belo surpreendeu com o seu quarto lugar no peso e aponta para chegar mais uma vez a um lugar entre os oito primeiros.
Já Ricardo Santos, estreante, e Carlos Nascimento, que há dois anos foi 13.º, no cômputo geral, ambicionam passar a primeira de três rondas, 'sonhando' com uma eventual final.
Em relação ao resto da delegação lusa, merece nota o 'regresso' do meio-fundo, setor que ainda é historicamente responsável pela maioria de atletas e de medalhas de edições anteriores.
É preciso recuar a 2002 para se encontrar o mesmo número de seis inscritos para as provas de 1500 e 3000 metros, sendo que muitos agora são bastante jovens, competindo habitualmente no escalão de sub-23. Marta Pen é a que tem mais 'traquejo', estreiam-se a este nível Mariana Machado (já com excelentes resultados em 'cross'), Isaac Nader, Nuno Pereira, José Carlos Pinto e Samuel Barata.
A seleção é das mais equilibradas dos últimos 20 anos, em termos de setores, com seis atletas de meio-fundo, quatro nos concursos e seis na velocidade.
Ricardo Santos e Carlos Nascimento são os nomes mais 'interessantes' para a velocidade, entre os lusos, mas também estarão em Torun Lorene Bazolo e Rosalina Santos, nos 60 metros, e Cátia Azevedo e Mauro Pereira, nos 400 metros.
Lista dos atletas portugueses, indicando-se o número de concorrentes inscritos nas suas provas e a posição que ocupam com base nas melhores marcas da época:
PROVA INSCRITOS ATLETA MARCA RANKING ANO
- Masculinos
60 m 71 Carlos Nascimento 6,63 15.º
400 m 55 Ricardo Santos 46,64 14.º
Mauro Pereira 47,48 44.º
1500 m 56 Isaac Nader 3.41,86 34.º
Nuno Pereira 3.42,10 36.º
José Carlos Pinto 3.42,71 39.º
3000 m 40 Samuel Barata 7.57,63 33.º
Triplo 14 Pedro Pichardo 17,36 1.º
Peso 16 Francisco Belo 20,56 8.º
- Femininos
60 m 44 Rosalina Santos 7,30 23.ª
Lorène Bazolo 7,35 32.ª
400 m 42 Cátia Azevedo 53,69 41.ª
1500 m 28 Marta Pen 4.11,82 12.ª
3000 m 29 Mariana Machado 9.09,09 26.ª
Triplo 16 Patrícia Mamona 14,21 3.ª
Peso 17 Auriol Dongmo 19,65 1.ª
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.