page view

Foguetão de Jeff Bezos ameaça domínio da Space X de Elon Musk

Corrida para a exploração humana do planeta vermelho pela NASA teve uma nova etapa com a colocação no espaço das sondas 'Blue' e 'Gold'.

29 de dezembro de 2025 às 01:30

Numa missão classificada como crucial para futuras viagens ao planeta Marte, a Blue Origin - empresa espacial americana do milionário Jeff Bezos, fundador da Amazon - realizou um novo voo do foguetão ‘New Glenn’, desta vez a pedido da NASA. A missão designada por ‘Escapade’ colocou em órbita duas sondas, ‘Blue’ e ‘Gold’, destinadas a estudar a história climática de Marte e a abrir o caminho para uma exploração humana do planeta vermelho.

A missão relançou a competição com a empresa SpaceX, propriedade do homem mais rico do mundo, Elon Musk. A corrida entre os dois multimilionários ganhou um novo foco em torno do programa lunar Artemis da NASA, depois de a agência espacial norte-americana ter referido a possibilidade de prescindir da SpaceX, devido a atrasos.

O desempenho do foguete de Jeff Bezos, que procura recuperar o atraso em relação ao seu concorrente foi assim particularmente vigiado durante este último lançamento. O foguetão ‘New Glenn’ tinha feito o voo inaugural em janeiro. Entretanto, a rival SpaceX desenvolve o mega foguetão ‘Starship’, cuja versão modificada deverá servir como módulo lunar e visa dominar o setor face à concorrência.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8