Divulgada lista de pilotos admitidos ao próximo Mundial de MotoGP.
O português Miguel Oliveira vai manter o número '88' em 2024, de acordo com a lista esta segunda-feira divulgada de pilotos admitidos ao próximo Mundial de MotoGP, embora ainda se desconheça a equipa que vai fazer alinhar o luso.
Segundo a lista divulgada esta segunda-feira pela DORNA, a empresa que organiza o Campeonato do Mundo, Oliveira e o espanhol Raul Fernández (número '25') correrão por "uma equipa satélite da Aprilia".
De resto, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que domingo se sagrou bicampeão mundial, mantém o número '1' na sua mota.
Nota para as mudanças do espanhol Marc Márquez para a Gresini Ducati, do italo-brasileiro Franco Morbidelli da Yamaha para a Prima Pramac Ducati, fazendo companhia ao espanhol Jorge Martin, vice-campeão do mundo, ou do italiano Luca Marini da VR46 para a Honda oficial, sendo substituído pelo compatriota Fabio DiGiannantonio. O espanhol Alex Rins 'salta' da LCR Honda (que recebe o francês Johann Zarco) para a Yamaha oficial.
A DORNA divulgou esta segunda-feira também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati.
Após acordo com os cinco construtores, as equipas serão divididas em quatro grupos (A, B, C e D), podendo passar de uns para os outros em duas 'janelas' distintas, mediante critérios mais complexos do que apenas as vitórias ou pódios, como até agora.
As novas concessões, que entram em vigor de forma imediata já nos testes que arrancam terça-feira, afetam os dias de testes permitidos, o número de convidados ao longo de uma época ('wild cards'), o número de motores, as especificações dos propulsores, atualizações aerodinâmicas ou o número de pneumáticos permitidos durante os testes.
Uma marca inserida na categoria A terá de ter conseguido pelo menos 85% do máximo de pontos possível no Mundial de Construtores. Dispõe de 170 pneus de testes, poderá realizar testes em apenas três circuitos de grandes prémios e com pilotos de desenvolvimento (não titulares), não terá 'wild cards' e dispõe de um máximo de oito motores e uma única atualização aerodinâmica por ano.
Para as B, a percentagem de pontos deve ser entre 60% e 85%, enquanto para as C situa-se entre os 35% e os 60%. A D será inferior a 35%.
As categorias B e C estão sujeitas ao mesmo número de testes, número de motores, desenvolvimento e atualizações aerodinâmicas que as A, mas poderão ter três e seis 'wild cards', respetivamente, bem como 190 a 220 pneus em testes.
Já a categoria D dispõe de 260 pneus de testes, que pode realizar em qualquer circuito de Grande Prémio, seis convidados, um máximo de 10 motores que se podem desenvolver livremente ao longo da temporada, duas atualizações aerodinâmicas por ano e podem fazer os testes com os pilotos oficiais.
Para já, a Ducati ficou na categoria A, a KTM e a Aprilia na C e a Honda e Yamaha na D.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.