page view

Novo caso de doping nos paralímpicos portugueses: Luís Costa ganha medalha e falha controlo

Comité Paralímpico de Portugal foi informado do resultado numa data posterior à competição do ciclista.

10 de setembro de 2024 às 14:49

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) fez saber que o atleta Luís Costa apresentou um "resultado analítico adverso" num teste de controlo antidoping realizado em Paris pelo Comité Paralímpico Internacional.

De referir que Luís Costa conquistou uma medalha de bronze na prova de contrarrelógio de ciclismo de estrada da classe H5 dos Jogos Paralímpicos.

Em comunicado, o CPP referiu que foi informado do resultado do controlo numa "data posterior à da competição do atleta". Luís Costa fica "provisoriamente suspenso, estando a decorrer o prazo legal para exercer o seu direito de defesa".

"O Comité Paralímpico de Portugal repudia qualquer forma de adulteração de resultados e pugna por um desporto limpo e transparente. Mais se informa que no estágio realizado na Cidade do Futebol, entre 23 e 25 de agosto, os atletas foram controlados pela ADOP", rematou o CPP em comunicado.

Este é o segundo caso de doping na comitiva portuguesa dos Jogos Paralímpicos depois de Simone Fragoso ter sido impedida de participar na prova de powerlifting devido a um resultado positivo num controlo antidoping.

Na sequência do afastamento de Simone Fragoso, o chefe da missão portuguesa nos Jogos Paralímpicos, Luís Figueiredo, lembrou, em declarações à Lusa, que este era 

A atleta, nas redes sociais, demonstrou "uma enorme tristeza" pelo sucedido. Ainda assim, garantiu que ia contestar a decisão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8