page view

Lusodescendentes na neve de Sochi

Filhos de emigrantes, Camille Dias e Arthur Hanse vestem as cores de Portugal nas provas de esqui alpino dos jogos olímpicos

04 de fevereiro de 2014 às 11:09

Os Jogos Olímpicos de Sochi, na Rússia, vão ter espectadores muito atentos em duas aldeias do concelho de Oleiros (Castelo Branco). Em Orvalho e Cambas, a bisavó e vários tios avós de Camille Dias estão orgulhosos de ver a jovem de 17 anos, neta e filha de emigrantes portugueses, competir nas provas de slalom e slalom gigante, modalidades de esqui alpino. A tia-avó Maria do Rosário, irmã do avô de Camille que emigrou para França e depois para a Suíça há mais de 40 anos, dá voz à satisfação da família. "É um grande orgulho, espero que ela faça boa figura", conta Maria, que vive em Orvalho. A poucos quilómetros, em Cambas, vivem tios do lado materno de Camille Dias.

Camille é filha de mãe suíça e pai português também ele nascido em França, onde vivia então o avô de Camille. A atleta nasceu e vive na Suíça, mas nunca esqueceu as raízes lusas. "Quando eu era pequena íamos muito a Portugal, lembro-me bem da serra da Estrela. Agora vamos menos", explica Camille à Domingo. Continuam a vir a Portugal esporadicamente, mais para passar férias ao sol do Algarve do que na aldeia de Orvalho, onde o avô Armindo tem uma casa. Foi o pai, Marco Paulo, que a fez vestir as cores nacionais nos Jogos Olímpicos de Inverno. "O meu pai procurou saber se havia alguma federação portuguesa de esqui porque cada nação só tem direito a 10 vagas e seria difícil entrar pela Suíça, por quem já competi como júnior. Como eu sou portuguesa, foi fácil. Tenho muito orgulho em vestir a camisola nacional e mostrá-la a todos", conta a esquiadora, que aprendeu a esquiar com a mãe aos três anos e faz competição desde os oito na cidade suíça de Leysin, onde vive e estuda. Camille compreende o português, mas reconhece as dificuldades em falar e escrever na língua do pai e dos avós.

ESQUIADOR FRANCÊS

Nesta edição dos Jogos, que começam dia 7, Portugal vai ter pela primeira vez dois atletas em duas provas. O segundo esquiador a vestir as cores nacionais é Arthur Hanse, de 20 anos, nascido em França. Tal como Camille, também vai à Rússia participar nas provas de esqui alpino. "Foi a minha avó que nasceu em França mas tem nacionalidade portuguesa que me disse que eu poderia contactar a federação portuguesa. Em 2012 obtive a nacionalidade portuguesa e tenho viajado várias vezes para Portugal, sobretudo para Lisboa e para a Covilhã." Arthur cresceu em Paris e conhece a comunidade portuguesa. Explica à Domingo que é fã do filme ‘A Gaiola Dourada’ em que o lusod escendente Ruben Alves faz um divertido retrato dos portugueses em França: "Adorei o filme. Fui vê-lo ao cinema três vezes. Tenho orgulho nas minhas raízes portuguesas."

À PROCURA DE TALENTOS

Pedro Farromba, presidente da Federação Portuguesa de Desportos de Inverno – que existe há 20 anos na Covilhã – explica que a ‘descoberta’ de Camille Dias e Arthur Hanse faz parte de uma estratégia de há vários anos. "Temos estreitado as relações com comunidades portuguesas dos países onde há maior tradição de desportos de inverno. Foi assim que chegámos a estes dois atletas, mas temos muita gente jovem em vista que poderá representar Portugal já na próxima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno."

Por cá, a serra da Estrela continua a ser o único sítio onde se pode treinar desportos como o esqui ou o snowboard. As limitações são evidentes, mas Pedro Farromba está confiante de que, a breve prazo, possam surgir novos talentos. "Sobretudo no snowboard, que é uma modalidade em que não são necessárias pistas tão longas com as de esqui. Há muitos portugueses a praticar a modalidade, tanto na serra da Estrela como nas estâncias mais próximas: Andorra e a serra Nevada."

Camille Dias está moderadamente otimista em relação aos resultados que possa trazer da Rússia: "Espero chegar perto do top 30, mas ficar a meio da tabela até seria bom." Fora das pistas, Camille e Arthur terão de vencer o desafio lançado por Pedro Farromba: "Vamos uma delegação de seis pessoas e já lhes disse que só falamos português. Vão ter de nos entender." Os atletas competem entre os dias 18 e 22 de fevereiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8