Maria Vieira aqueceu as redes sociais com opiniões politicamente incorretas. E acredita que foi parar à ‘lista negra’
Elogios a Donald Trump e críticas ferozes a António Costa (e a toda a esquerda) valeram milhares de seguidores, e também insultos de ex-colegas, a Maria Vieira, que reuniu esses textos no livro ‘Maria no País do Facebook’ (Ideia-Fixa), e conta à ‘Domingo’ como deixou o PCP.
Tinha 17 anos a 25 de Abril de 1974. O que fez nesse dia?
Como era a vida de adolescente?
Muito feliz. Os meus pais, que infelizmente já não estão comigo, deram-me uma educação maravilhosa. Apesar de na adolescência, por já me preocupar com o que me rodeava e se passava no mundo, ter momentos de alguma angústia e depressão ao perceber que não vivia numa sociedade de que gostava. Tive uma crise de existencialismo. Felizmente passou, porque sempre fui uma jovem positiva e bem-disposta.
De que se ressentia mais por estar a crescer numa ditadura?
Como se tornou militante do PCP?
Entregou o cartão de militante?
Insultaram-na?
Em 1981, quando se estreou no Teatro Adoque, era condição ‘sine qua non’ ser de esquerda?
Houve um dia em que acordou e deu por si uma mulher de direita?
Como foi parar à representação? No início gostava de bailado.
Como era essa peça?
Recebeu os primeiros aplausos...
Tinha vocação?
Foi um trampolim para a televisão.
Como é que entrou no núcleo duro dos programas de Herman José?
Pensa que foram momentos irrepetíveis na televisão portuguesa?
Magoa-a que algumas das pessoas que reagem pior aos seus textos tenham estado nesses momentos?
Ofendem-na mais as reações insultuosas àquilo que defende ou as insinuações de que o seu marido lhe escreve os textos?
Para a apoucarem?
Encontra atores que têm medo de dizer o que pensam?
Sente que está na ‘lista negra’?
Qual foi a última vez que votou?
Se aparecer um convite de um partido admite candidatar-se?
POLÉMICAS TELEVISIVAS
Processos por negar autoria dos textos
"Não quero falar sobre isso." Esta é a resposta da atriz quando se lhe pergunta se vai processar quem disse que é o seu marido quem lhe escreve os textos. No livro refere que o seu advogado já tem "todos os documentos referentes às ofensivas declarações posteriormente deletadas pela Sr.ª Ana Bola".
RTP reservada para "amigos da direção"
"Na RTP só trabalham os amigos da direção de Programas, quer a nível de escrita quer a nível de atores", diz Maria Vieira, que embora tenha feito a série ‘Mulheres Assim’ culpa a má qualidade dos guiões pelas audiências "residuais" da televisão pública, cujos noticiários não vê, por considerar que "a Informação vem diretamente do largo do Rato".
B.I.
MARIA VIEIRA, de 60 anos, é atriz desde 1981. Estreou-se no teatro mas foi na televisão que se tornou conhecida, em programas de Júlio Isidro e Herman José. Dedicada à comédia, fez no Brasil as novelas ‘Negócio da China’ e ‘Aquele Beijo’, e filmes como ‘A Gaiola Dourada’. Reuniu agora textos polémicos no livro ‘Maria no País do Facebook’.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.