page view

Alterações no IUC vêm facilitar gestão financeira dos portugueses

Governo anunciou que o pagamento do IUC até 100 euros passará a ser feito até ao final de fevereiro, a partir de 2026.

16 de janeiro de 2025 às 19:49

A Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) aplaudiu as mudanças no pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) anunciadas esta quinta-feira pelo Governo, considerando que vêm "facilitar a gestão financeira dos portugueses".

O Governo anunciou esta quinta-feira que o pagamento do IUC até 100 euros passará a ser feito até ao final de fevereiro, a partir de 2026, sendo desdobrado em duas prestações, pagas em fevereiro e outubro, quando supera os 100 euros.

Esta medida faz parte do pacote de simplificação fiscal apresentado esta quinta-feira pelo Governo, numa conferência de imprensa conjunta dos ministros das Finanças e da Economia, após o Conselho de Ministros.

Para a ALF, esta medida é "positiva pela flexibilidade que apresenta, uma vez que facilita e simplifica o pagamento do Imposto automóvel, que passa a poder ser pago fora do mês de matrícula e acima dos 100 euros em duas prestações, o que vem facilitar a gestão financeira dos portugueses".

Atualmente, o IUC é pago no mês da matrícula, mas "muitas pessoas esquecem-se qual é o mês em que compraram carro, ou foi comprado em 2.ª mão" e isso gera atrasos no pagamento e coimas no IUC, apontou o ministro das Finanças, Miranda Sarmento.

O Governo decidiu por isso estabelecer um mês para o pagamento do IUC, caso seja até 100 euros, que será fevereiro.

Já se for superior a 100 euros será feito em duas prestações, de igual montante, pagas em fevereiro e outubro, adiantou Joaquim Miranda Sarmento.

O governante salientou ainda que "esta é uma medida que só vai entrar em vigor em 2026" e que o IUC será devido pelo proprietário do carro no final do ano anterior ao do imposto devido.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8