page view

Belmiro de Azevedo jogou andebol no FC Porto

Era a mulher do empresário que se encarregava de pagar as quotas do clube azul-e-branco.

30 de novembro de 2017 às 01:30

Belmiro de Azevedo não vivia só para o trabalho. Era um homem de interesses variados e convicções fortes, mas gostava de conviver com o seu núcleo de amigos. O ‘Grupo da Alheira’, que reunia Ramalho Eanes, Leopoldo Furtado Martins, António Moutinho Cardoso e outros industriais do Norte, reuniam-se várias vezes na quinta de Belmiro, no Marco de Canavezes.

Não estamos a falar de alheiras vulgares. Mas de enchidos feitos pela sua mulher Margarida, licenciada em Farmácia e com dotes de culinária.

Deve-se também a Margarida o facto de Belmiro continuar sócio do FC Porto. Clube onde praticou andebol nos anos 50 e 60. Era a mulher que lhe pagava as quotas. O empresário ficou sempre ligado ao andebol azul-e-branco, criando um projeto pioneiro, enquanto chairman da Sonae, que visava a autonomia da secção de andebol, entre 1993 e 1995. Com a concretização deste protocolo, o FC Porto conquista a Taça de Portugal e a Supertaça, ao comando de Jorge Rodrigues.

Menos feliz, segundo os amigos, eram as incursões de Belmiro pelas experiências vinícolas. Apesar de alguns prémios, os seus vinhos verdes não conquistavam o paladar dos comensais, que sempre que podiam tentavam convencer o ‘patrão’ da Sonae a abrir um Tapada de Chaves. Ao que Belmiro retorquia que "pelo preço era só para ficar na adega".

Os amigos elogiam a coragem e a determinação de Belmiro em relação ao projeto Sonae; "o comboio vai partir. Quem não tem dinheiro para entrar, fica fora da corrida", dizia quando os acionistas duvidavam dos aumentos de capital decididos pela administração. 

Do chumbo na primária à Gestão em Harvard

A carreira escolar de Belmiro de Azevedo começa atribulada. Na primária chumba um ano, o que leva o professor Carlos da Silva Andrade a redobrar a exigência com o aluno. Aprende a lição e no Liceu Alexandre Herculano, no Porto, passa com distinção.

Entre 1956 e 1964 conclui a licenciatura em Engenharia Química no Porto com uma média de 16 valores. Fica como assistente, mas em 1973 vai para Harvard fazer um curso de Gestão. Nos anos 80 faz Finanças na Universidade de Stanford.

Conhece Margarida em Leça da Palmeira  

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8