page view

Decisões do BES tomadas com conhecimento de Morais Pires

Isabel Almeida admitiu ter recebido instruções diretas de Ricardo Salgado para a realização de operações.

13 de janeiro de 2015 às 10:05

Todas as decisões de investimento tomadas pelo departamento de mercados e estudos financeiros do BES tinham o aval de Amílcar Morais Pires, garantiu no Parlamento Isabel Almeida, a ex-diretora do banco que está constituída arguida em processos do Banco de Portugal e do Ministério Público por causa da colocação de dívida de empresas do Grupo Espírito Santo (GES) junto de clientes de retalho, através da Eurofin.

"Nunca tomei nenhuma decisão relevante que não tivesse conhecimento prévio, acordo e aprovação de Morais Pires", afirmou Isabel Almeida aos deputados da comissão de inquérito, adiantando que "Morais Pires tomava a decisão de forma autónoma, conjuntamente com o presidente da comissão executiva", Ricardo Salgado.

A ex-diretora de mercados do BES também admitiu ter recebido instruções diretas de Ricardo Salgado para a realização de operações, mas que tais indicações foram sempre reportadas a Morais Pires, administrador a quem respondia diretamente.

Isabel Almeida confidenciou ter ficado surpreendida por ter visto o seu nome ser incluído na lista de membros escolhidos por Ricardo Salgado para o conselho de administração, em junho do ano passado, onde iria ocupar o cargo de administradora financeira. "A inclusão do meu nome foi efetuada sem qualquer tipo de consulta prévia, tendo-me sido comunicada poucas horas antes da divulgação pública", explicou a responsável. A lista acabou por ser vetada pelo Banco de Portugal.

Numa declaração inicial, a ex-diretora do BES afirmou ter participado no aumento de capital do BES, em maio, porque acreditava na sobrevivência da instituição. "Perdi tudo o que tinha investido nas ações do BES e que correspondiam a uma boa parcela das poupanças de uma vida de trabalho", afirmou aos deputados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8