O acordo deverá ser semelhante ao assinado com o Japão, avança o Financial Times. Alguns produtos ficarão isentos de taxas, como aviões, bebidas espirituosas e dispositivos médicos.
Os EUA e a UE estão perto de assinar um acordo comercial com tarifas a 15% para os produtos do bloco. O acordo deverá ser semelhante ao assinado com o Japão, avança o Financial Times.
Bruxelas poderá concordar com as chamadas tarifas recíprocas de forma a evitar ameaça de Donald Trump de impor taxas de 30% a 1 de agosto, de acordo com três fontes citadas pelo jornal britânico.
Ambas as partes deixaram cair as tarifas sobre alguns produtos, incluindo aviões, bebidas espirituosas e dispositivos médicos, de acordo com as fontes. Os enviados dos Estados-membros da UE já foram informados pela Comissão Europeia, depois das conversações com os EUA, diz o jornal.
De acordo com a Bloomberg, os responsáveis da UE estão a trabalhar para que os veículos automóveis sejam abrangidos pelas tarifas de 15% e não por taxas mais elevadas.
Além disso, as importações de aço e alumínio apenas acima de uma certa quota enfrentariam as tarifas de 50% impostas pela Administração Trump, refere a agência.
Na madrugada desta quarta-feira, Trump anunciou um acordo com o Japão em que também estabelece tarifas de 15%, além de um compromisso de investimento japonês no valor de 550 mil milhões de dólares e de importar mais veículos e bens agrícolas norte-americanos.
Em atualização
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.