page view

Inflação põe rendas a subir 2,25% no próximo ano

Uma renda é de 500 euros aumenta para 511,25 no próximo ano, caso se confirmem valores da inflação.

30 de agosto de 2025 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Inflação põe rendas a subir 2,25% no próximo ano

O valor das rendas deverá aumentar 2,25% no próximo ano, de acordo com dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Na prática, uma renda de 500 euros poderá subir para 511,25 euros, em consequência da variação da inflação em agosto. 

O aumento previsto para 2026 é ligeiramente superior ao registado este ano (2,16%), mas só quando o INE confirmar a variação média do índice de preços nos últimos 12 meses até agosto, excluindo a habitação, no próximo dia 10 de setembro, é que o valor é publicado em Diário da República e se torna definitivo.   

Os senhorios poderão posteriormente informar os inquilinos da atualização da renda, por escrito, em carta registada com aviso de receção, com uma antecedência mínima de 30 dias. Na comunicação, deverão indicar a data a partir da qual a renda será atualizada, bem como o enquadramento legal, ou seja, o regulamento e o coeficiente do aumento aplicado. Os proprietários deverão ainda comunicar o aumento à Autoridade Tributária e pagar o respetivo Imposto de Selo, caso não estejam isentos.

O índice que serve de referência ao aumento das rendas tem por base o valor geral da inflação que terá aumentado 2,8%, uma taxa superior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior. A contribuir para este agravamento estiveram, mais uma vez, os produtos alimentares não transformados, cujo indice "terá voltado a acelerar para 7% (6,1% no mês anterior)", segundo o INE.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8