page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Refúgio Proibido Um refúgio. Dois corações. Mil segredos.

Ouro supera euro como segundo ativo de reserva mundial

Banco Central Europeu considera que é importante permanecer vigilante, já que os bancos centrais acumulam reservas de ouro em ritmo recorde.

11 de junho de 2025 às 15:32

O ouro ultrapassou o euro como o segundo maior ativo de reserva do mundo a preços de mercado em 2024, atrás do dólar, segundo o Banco Central Europeu (BCE).

Até agora, não houve mudanças significativas no uso internacional do euro, mas o BCE considerou esta quarta-feira que é importante permanecer vigilante, já que os bancos centrais acumulam reservas de ouro em ritmo recorde.

Os preços do ouro atingiram níveis recorde em 2024 e as reservas de ouro dos bancos centrais atingiram os níveis mais altos desde 1965, durante a era de Bretton Woods, que terminou em 1971, encerrando os acordos que estabeleciam uma taxa de câmbio fixa ancorada na conversibilidade do dólar em ouro.

A participação do ouro nas reservas internacionais subiu para 20% ao final de 2024, ultrapassando os 16% do euro, devido aos altos preços do ouro.

Os bancos centrais aumentaram as reservas de ouro em mais de 1.000 toneladas em 2024, mais do dobro do nível observado na década anterior, enquanto o preço do ouro subiu 30% em termos nominais, excluindo a inflação.

O BCE também destaca no relatório que a Rússia está a usar cada vez mais criptoativos para liquidar uma parte das exportações de petróleo e facilitar a conversão do renminbi chinês e da rupia indiana em rublos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8