page view

Privatização sobe valorização da TAP para 214 milhões de euros e coloca companhia no Top25 de marcas portuguesas

Transportadora aérea ocupa o 23.º lugar das 25 marcas mais valiosas em Portugal em 2025.

15 de outubro de 2025 às 11:00

O começo do processo de privatização da TAP fez subir a valorização da companhia aérea, que atingiu os 214 milhões de euros - o melhor resultado de avaliação financeira da marca, nos últimos cinco anos. Perante o resultado recorde, a marca TAP passou a ocupar o 23.º lugar na lista das 25 marcas mais valiosas em Portugal em 2025.

O valor atingido pela companhia representa uma subida de 32,1%, segundo os dados da OnStrategy, aos quais o Diário de Notícias teve acesso.

O processo de privatização é o fator principal para a subida da valorização, indica a mesma fonte. João Baluarte, sócio responsável pelos estudos financeiros da OnStrategy, explicou ao DN que o processo implica uma maior disciplina sobre a comunicação e a gestão da empresa - o que melhorou os resultados. 

Recorde-se que o Até ao momento, há três nomes na corrida para a compra da TAP: o grupo IAG (dono da Iberia e da British Airways), a empresa franco-holandesa Air France-KLM e a alemã Lufthansa.

Ao DN, João Baluarte, disse acreditar que, por sua vez, a melhoria na avaliação da TAP terá impacto positivo no valor da venda da companhia aérea. 

Embora o início do processo de privatização seja o fator dominante para a subida na avaliação financeira, outros fatores também tiveram impacto na melhoria: o fim das polémicas, a boa performance de aviação e a portugalidade.

A TAP esteve envolta em algumas polémicas como a indemnização de meio milhão de euros paga a Alexandra Reis e acordos entre a empresa e os trabalhadores chegaram mesmo a fazer descer a avaliação da transportadora aérea, entre 2022 e 2023, em mais de 40 milhões de euros. O cenário começou a inverter-se em 2024, quando as polémicas acalmaram.

Relativamente à boa performance de aviação, a companhia beneficiou da recuperação geral do setor após a pandemia, mas também foi crucial o reforço das rotas, de que são exemplo os recentes voos diretos Lisboa-Los Angeles e Boston-Porto. 

A OnStrategy descata ainda a forte associação entre a TAP e a identidade portuguesa, com a companhia a estar associada ao turismo nacional e ao sentimento de orgulho e pertença portugueses, como responsável pela valorização da marca. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8