page view

Recibos verdes só ganham com IRS Jovem em 2026

Trabalhadores independentes são abrangidos, mas terão de manter as retenções e só irão receber os benefícios no acerto do próximo ano.

11 de janeiro de 2025 às 01:30

Os trabalhadores independentes, referidos como recibos verdes, só vão ter os benefícios do IRS Jovem no próximo ano, aquando do pagamento dos reembolsos do imposto sobre rendimentos, avançou o ‘Negócios’.

A medida, que abrange quem tem até 35 anos e menos de 10 anos de contribuições, só terá efeitos no acerto de 2026 para estes trabalhadores, que estão obrigados a manter as retenções do imposto.

A taxa de retenção para os recibos verdes é de 23%, menos dois pontos percentuais em relação ao ano passado. Segundo o IRS Jovem, o primeiro ano de atividade terá um desconto total no pagamento deste imposto, sendo de 75% entre o segundo e o quarto ano, 50% entre o quinto e o sétimo ano e de 25% entre o oitavo e o décimo ano de atividade profissional.

Porém, os trabalhadores independentes só irão receber essa ajuda depois de um ano inteiro de descontos. No reembolso, o valor retido será devolvido.

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, ouvida pelo ‘Negócios’, explicou que “não está prevista, nem na legislação, nem nos recibos verdes, a redução da retenção na fonte nos rendimentos”, o que considerou ser “injusto”, comparando com a categoria A (trabalhadores por conta de outrem).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8