page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Recibos verdes só ganham com IRS Jovem em 2026

Trabalhadores independentes são abrangidos, mas terão de manter as retenções e só irão receber os benefícios no acerto do próximo ano.

11 de janeiro de 2025 às 01:30

Os trabalhadores independentes, referidos como recibos verdes, só vão ter os benefícios do IRS Jovem no próximo ano, aquando do pagamento dos reembolsos do imposto sobre rendimentos, avançou o ‘Negócios’.

A medida, que abrange quem tem até 35 anos e menos de 10 anos de contribuições, só terá efeitos no acerto de 2026 para estes trabalhadores, que estão obrigados a manter as retenções do imposto.

A taxa de retenção para os recibos verdes é de 23%, menos dois pontos percentuais em relação ao ano passado. Segundo o IRS Jovem, o primeiro ano de atividade terá um desconto total no pagamento deste imposto, sendo de 75% entre o segundo e o quarto ano, 50% entre o quinto e o sétimo ano e de 25% entre o oitavo e o décimo ano de atividade profissional.

Porém, os trabalhadores independentes só irão receber essa ajuda depois de um ano inteiro de descontos. No reembolso, o valor retido será devolvido.

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, ouvida pelo ‘Negócios’, explicou que “não está prevista, nem na legislação, nem nos recibos verdes, a redução da retenção na fonte nos rendimentos”, o que considerou ser “injusto”, comparando com a categoria A (trabalhadores por conta de outrem).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8