page view

Tribunal de justiça europeu anula ajuda do Estado à TAP por "fundamentação inadequada"

Em causa está o apoio de 1,2 mil milhões de euros anteriormente aprovado pela Comissão Europeia.

19 de maio de 2021 às 10:37

O Tribunal de Justiça da União Europeia anulou a autorização do executivo da UE para um apoio estatal à transportadora aérea portuguesa TAP, alegando "fundamentação inadequada" por parte da Comissão.

Em causa está o apoio de 1,2 mil milhões de euros à TAP que já tinha sido aprovado pela Comissão Europeia. 

O Tribunal de Justiça da UE deu assim razão à ação legal da Ryanair que visava a anulação da aprovação por parte da Comissão Europeia do acordo de empréstimo de 1,2 mil milhões à TAP. Também a decisão que previa ajuda financeira holandesa à companhia aérea KLM foi anulada.

O tribunal pediu uma reformulação da decisão que aprovou o apoio estatal e a TAP não terá de devolver já a ajuda recebida.

"Decisão preliminar" do tribunal da UE sobre TAP não implica atrasos, diz Costa

"Decisão preliminar" do tribunal da UE sobre TAP não implica atrasos, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, argumentou esta quarta-feira que cabe à Comissão Europeia prestar "informações complementares" ao Tribunal de Justiça da União Europeia, que anulou a ajuda estatal à TAP, mas defendeu que esta "decisão preliminar" não implica atrasos.

A decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (UE), que anula o aval da Comissão Europeia à ajuda estatal de 1.200 milhões de euros à TAP, "é meramente preliminar", disse o primeiro-ministro, numa visita a uma empreitada ferroviária no concelho de Alandroal (Évora).

Ryanair saúda decisão de Tribunal da UE sobre anulação de ajuda estatal à TAP

A companhia aérea Ryanair congratulou-se hoje com a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) que anula o aval da Comissão Europeia à ajuda estatal de 1.200 milhões de euros à TAP.

Além de anular a decisão do executivo comunitário relativamente à TAP, solicitando uma nova fundamentação, o Tribunal Geral (primeira instância) divulgou hoje um entendimento semelhante sobre a ajuda estatal holandesa de 3,4 mil milhões aprovada por Bruxelas para a KLM, determinando também a anulação deste aval por "insuficiência de fundamentação".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8