page view

Viagens ‘cá dentro’ cresceram no trimestre da Páscoa

Viagens em território nacional cresceram acima dos passeios ao estrangeiro, de abril a junho.

29 de outubro de 2025 às 01:30

As viagens em território nacional, sobretudo motivadas por lazer, recreio ou férias, cresceram acima dos passeios ao estrangeiro no trimestre da Páscoa. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, as viagens ‘cá dentro’ dos residentes em Portugal cresceram 22,1% de abril a junho, atingindo cinco milhões. Já as viagens ao estrangeiro aumentaram 21,9% e totalizaram 975 mil deslocações.

Em termos percentuais, a maioria das viagens (83,7%) foi em Portugal e apenas 16,3% para o estrangeiro. A proporção de residentes que fez, no mínimo, uma viagem aumentou em todos os meses: 4,5 pontos percentuais em abril, 0,6 pontos percentuais em maio e 1,6 pontos percentuais em junho.

Lazer, recreio ou férias motivaram três milhões de viagens, o que correspondeu a praticamente metade (49,8%) das deslocações. Seguiu-se a razão de visita a familiares ou amigos, que motivou cerca de 2,2 milhões de viagens (36,5%).

Nas deslocações que fizeram entre abril e junho, os residentes em Portugal continuaram a privilegiar as dormidas nas suas casas de férias ou de alguém próximo, que representaram mais de metade (52,7%) do total de dormidas, na sua esmagadora maioria motivadas pela visita a familiares ou amigos.

Por sua vez, os hotéis e alojamentos similares concentraram 30,7% das dormidas, maioritariamente associadas a viagens por motivos profissionais ou de negócios, e de lazer, recreio ou férias. A Internet foi usada no planeamento das viagens em 30,1% das situações, tendo sido a principal opção em 67,5% das viagens para o estrangeiro e em 23,2% das deslocações em território nacional.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8