Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
5

Arraial gay tem área de crianças

Deputados vão brindar ao casamento homossexual. CDS e PSD ainda não responderam.
25 de Junho de 2010 às 00:30
No ano passado o arraial decorreu em Belém e este ano muda-se para o Terreiro do Paço
No ano passado o arraial decorreu em Belém e este ano muda-se para o Terreiro do Paço FOTO: Mário Cruz/Lusa

O Terreiro do Paço acolhe amanhã o Arraial Pride, que volta este ano a ter um espaço para crianças depois do sucesso da última edição, disse ontem ao CM Paulo Côrte Real, presidente da ILGA (Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero), que organiza o evento em parceria com a Câmara de Lisboa.

Denominada arraialito, a área para os mais novos vai ter dança e desporto. "O arraialito existe porque queremos celebrar as famílias que já somos, as crianças que já existem em que só uma figura parental é reconhecida pelo Estado", afirmou Côrte Real, frisando que "há muitas outras coisas para lutar, além do direito de adopção". "A luta pelo preconceito é longa", disse, sublinhando que o evento é "inclusivo e aberto a toda a gente".

A legalização do casamento homossexual vai ser lembrada. "Vamos fazer um brinde à igualdade, com representantes dos grupos parlamentares, pelas conquistas alcançadas este ano", disse o líder da ILGA, acrescentando que apenas CDS-PP e PSD "ainda não responderam".

A organização afirma que não se vai celebrar qualquer matrimónio no recinto, mas haverá um concurso chamado Noivas do Arraial. Quem fizer o pedido de casamento mais original recebe duas viagens de oito dias em lua-de-mel à Grécia (Mikonos para eles, Lesbos para elas), copo-de-água para vinte pessoas e despesas com a conservatória.

Destaque ainda para as olimpíadas do crochés ou o duelo das manicuras. Algumas das bandas presentes são BETTY e Chicks on Speed.

Integrada nas Festas de Lisboa, a 14ª edição do Arraial Pride tem entrada grátis e decorre amanhã, das 14h00 até de madrugada. A organização espera mais de dez mil pessoas, entre os quais "centenas de estrangeiros". António Costa, presidente da Câmara, já confirmou presença no certame.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)