Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
7

Arraial gay tem área de crianças

Deputados vão brindar ao casamento homossexual. CDS e PSD ainda não responderam.
25 de Junho de 2010 às 00:30
No ano passado o arraial decorreu em Belém e este ano muda-se para o Terreiro do Paço
No ano passado o arraial decorreu em Belém e este ano muda-se para o Terreiro do Paço FOTO: Mário Cruz/Lusa

O Terreiro do Paço acolhe amanhã o Arraial Pride, que volta este ano a ter um espaço para crianças depois do sucesso da última edição, disse ontem ao CM Paulo Côrte Real, presidente da ILGA (Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero), que organiza o evento em parceria com a Câmara de Lisboa.

Denominada arraialito, a área para os mais novos vai ter dança e desporto. "O arraialito existe porque queremos celebrar as famílias que já somos, as crianças que já existem em que só uma figura parental é reconhecida pelo Estado", afirmou Côrte Real, frisando que "há muitas outras coisas para lutar, além do direito de adopção". "A luta pelo preconceito é longa", disse, sublinhando que o evento é "inclusivo e aberto a toda a gente".

A legalização do casamento homossexual vai ser lembrada. "Vamos fazer um brinde à igualdade, com representantes dos grupos parlamentares, pelas conquistas alcançadas este ano", disse o líder da ILGA, acrescentando que apenas CDS-PP e PSD "ainda não responderam".

A organização afirma que não se vai celebrar qualquer matrimónio no recinto, mas haverá um concurso chamado Noivas do Arraial. Quem fizer o pedido de casamento mais original recebe duas viagens de oito dias em lua-de-mel à Grécia (Mikonos para eles, Lesbos para elas), copo-de-água para vinte pessoas e despesas com a conservatória.

Destaque ainda para as olimpíadas do crochés ou o duelo das manicuras. Algumas das bandas presentes são BETTY e Chicks on Speed.

Integrada nas Festas de Lisboa, a 14ª edição do Arraial Pride tem entrada grátis e decorre amanhã, das 14h00 até de madrugada. A organização espera mais de dez mil pessoas, entre os quais "centenas de estrangeiros". António Costa, presidente da Câmara, já confirmou presença no certame.

 

Ver comentários