Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
4

Pontes enchem Algarve

Muita gente nas praias e também nas festas à noite naquele que foi o arranque oficial do Verão algarvio.
6 de Junho de 2010 às 00:30
Muitos aproveitaram o fim-de-semana prolongado para irem até às praias algarvias
Muitos aproveitaram o fim-de-semana prolongado para irem até às praias algarvias FOTO: Miguel Veterano Junior

É oficial: no Algarve o Verão arrancou este fim-de-semana. Milhares de pessoas nos areais, discotecas e bares cheios à noite. Alguns hotéis já próximo de ocupação a cem por cento. Com mais um feriado, na próxima quinta-feira, os operadores turísticos começam a ver uma ‘luz ao fundo do túnel’, depois de 2009 ter sido um dos piores anos das últimas décadas em termos de procura.

'As perspectivas são muito boas', garantiu ao CM Nuno Aires, presidente do Turismo do Algarve. 'Está muita gente na região', referiu, acrescentando que 'a maioria dos turistas são portugueses mas também há muitos espanhóis, pois lá também foi feriado'.

Para Nuno Aires, e depois de a Páscoa se ter celebrado muito cedo este ano, este fim-de-semana marcou 'a abertura oficial do Verão'. E, a partir de agora, 'a expectativa é que seja sempre a crescer', confia o presidente do Turismo do Algarve.

Apesar do optimismo, reforçado pelos muitos turistas que aproveitaram esta ponte para encher o Algarve, alguns operadores ainda têm algumas reservas (ver discurso directo). E muitos preferem esperar para ver, antes de assumirem que o Verão de 2010 pode ser bom em termos turísticos.

É o caso de Francisco Barbosa, presidente da Associação de Industriais e Similares de Concessões de Orla Marítima do Algarve (AISCOMA). 'Está um bocadinho melhor, mas é o reflexo do fim-de-semana prolongado, deste e do próximo', resume, referindo estar 'muito pessimista' em relação ao resto do Verão turístico.

'Muitos turistas portugueses que vinham do Norte do País não vão ter dinheiro para a viagem, acho que vamos ter uma quebra de dez por cento no turismo nacional', explica o responsável da AISCOMA, referindo que 'mesmo que se veja muita gente nas praias, nota-se que as pessoas não compram muito'.

Para Francisco Barbosa, se as perspectivas optimistas não se confirmarem, 'muitos concessionários vão passar por dificuldades'. Até porque, resume, 'o turismo é a principal actividade económica do Algarve'.

DISCURSO DIRECTO

'NESTE MOMENTO, ESTÁ MELHOR QUE 2009': Elidérico Viegas, Presidente da AHETA

Correio da Manhã – Este foi um bom fim-de-semana na ocupação hoteleira?

Elidérico Viegas – Sim, há casos de hotéis perto dos 100 % de ocupação, mas nota-se que varia muito de zona para zona.

– Vai repetir-se no próximo fim-de-semana?

– As perspectivas são essas. Muitos portugueses e também espanhóis aproveitaram a ponte.

– É um bom indicador?

– Neste momento estamos melhor que no ano passado, mas 2009 foi o pior dos últimos 15 anos.

– Vai ser um bom ano?

– Na primeira metade do ano, houve uma quebra de 10%. Mesmo que se ganhe agora, não vai ser muito melhor que 2009. n

PORMENORES

VARIAÇÃO GEOGRÁFICA

Ao contrário de outros anos, em 2010 nota-se uma grande variação na ocupação entre as várias zonas do Algarve, segundo dados da AHETA.

ALLGARVE DANCE

Para não competir com as discotecas, o programa Allgarve abdicou, este ano, da parte dance, que organizava festas temáticas.

DESEMPREGO

A AISCOMA alerta para o facto de em 2010 não se ter verificado uma significativa diminuição no desemprego, no Algarve, com o aproximar do Verão.

FESTAS TEMÁTICAS MARCAM NOITES

Com o anunciado fim do Sasha, a casa que para muitos era a rainha da noite algarvia nos últimos anos, não acabou a animação nocturna no sul do País.

Que o digam o Dolce Bar, o Black Jack ou o Aqua Moments, em Vilamoura, que este fim-de-semana já organizaram festas temáticas. Tal como o Monarquia ou o Latino Club, em Tavira. Em Albufeira, o Liberto’s ou o Wild & Co já têm casa cheia e por lá já são vistos jogadores de futebol que não foram ao Mundial. No Capítulo V, na Oura, e na Praia da Rocha, a animação de todo o ano começa a crescer com o aproximar do Verão.

Na Quinta do Lago, o T-Clube já prepara as festas para a época alta (a primeira estava marcada para ontem), tal como a Trignometria. E no próximo mês de Julho deverá abrir o Manta Beach, na praia da Manta Rota, com uma programação exclusiva para o Verão.

A juntar a estes nomes mais conhecidos, há inúmeros bares e discotecas que esperam pelos turistas. E isto sem esquecer a programação cultural do Allgarve que promete inúmeros espectáculos para os próximos meses quentes.

PARAGEM DE DIGESTÃO MORTAL

Um rapaz de 20 anos morreu ontem de manhã, cerca das 10h00, no Hospital Garcia de Orta, em Almada, por ter sofrido uma paragem de digestão quando andava a praticar bodyboard na praia da Saúde, na Costa de Caparica. O jovem sentiu--se mal dentro de água, segundo fonte da Polícia Marítima, e foi prontamente socorrido pelos nadadores salvadores. Acabou por ser levado para o Garcia de Orta, onde viria a falecer.

Desde 22 de Maio já morreram oito pessoas afogadas.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)