page view

Delcy Rodríguez ordena criação de plano de defesa após ataque dos EUA

Presidente interina da Venezuela estabeleceu um prazo de 100 dias para a elaboração e apresentação de um novo "Plano de Defesa da Nação".

29 de janeiro de 2026 às 08:32

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou o início de uma reestruturação estratégica da segurança nacional, estabelecendo um prazo de 100 dias para a elaboração e apresentação de um novo "Plano de Defesa da Nação".

O anúncio foi feito na quarta-feira durante um evento em que Delcy Rodríguez foi reconhecida como comandante-chefe da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB), três semanas após a operação militar norte-americana de 03 de janeiro de 2026 em que o Presidente Nicolás Maduro e a sua mulher, Cilia Flores, foram capturados e levados para os EUA.

"Tiveram de procurar uma potência nuclear para tentar subjugar a soberania do povo venezuelano. O extremismo não conseguiu, não conseguiu e não conseguirá. Está nas nossas mãos e peço-vos (...) e a todas as entidades envolvidas, máxima cooperação, máximo desempenho para que, num prazo de 100 dias, tenhamos as diretrizes muito claras do novo sistema defensivo para a Venezuela, em perfeita união civil, militar e policial", disse.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8