Candidato apoiado pelo PS tem expectativa que os apoios continuem a crescer porque "é isso que as sondagens dizem" e é aquilo que diz sentir "junto da população".
O candidato presidencial António José Seguro prometeu este sábado que, como Presidente da República, promoverá "relações adultas entre órgãos de soberania", afirmando que desde o fim dos debates tem sentido aumentar o "movimento de esperança" em torno da sua candidatura.
Apear da chuva que se fez sentir esta tarde em Lisboa, Seguro e os seus apoiantes percorreram a feira de Natal 'Wonderland', que tinha poucas pessoas devido às condições climatéricas, e, nas declarações aos jornalistas, o candidato presidencial apoiado pelo PS considerou que "campanha molhada é campanha abençoada".
"O Presidente da República, na forma como eu entendo que deve ser a sua ação e a sua interpretação, não comenta as mensagens de Natal do primeiro-ministro e, se tiver alguma coisa que dizer ao primeiro-ministro, diz em privado, diz nas reuniões das quintas-feiras", respondeu, de novo instado a comentar a mensagem de Luís Montenegro.
Seguro defendeu que se deve "cultivar relações adultas entre órgãos de soberania".
Questionado sobre as declarações deste sábado do antigo presidente do parlamento Augusto Santos Silva de que o antigo líder do PS é "quem mais se aproxima" de "preencher requisitos mínimos" como Presidente da República, Seguro mostrou-se "muito contente" com os apoios que tem recebido "todos os dias".
"Todos os dias chegam apoios. A forma como cada um manifesta esse apoio é com cada qual", disse apenas, valorizando o movimento de "democratas, progressistas e humanistas" que "se está a transformar num movimento de esperança".
O candidato apoiado pelo PS tem expectativa que os apoios continuem a crescer porque "é isso que as sondagens dizem" e é aquilo que diz sentir "junto da população".
"Muito carinho, muito entusiasmo, muita simpatia. E noto que depois dos debates terem terminado, engrossou ainda mais e aumentou ainda mais este movimento de esperança que é liderado por mim nesta candidatura", enfatizou.
O antigo líder do PS continua "com a firme convicção" de que irá a uma segunda volta.
"Estamos num dia de chuva. Já viu as dezenas de pessoas que aqui estão em volta, que não arredaram pé, que estão aqui a apanharam frio, apanharam chuva", apontou.
Sobre as críticas que tem feito sobre o acesso à saúde Seguro recusou a pronunciar-se sobre a atuação da ministra.
"Tudo aquilo que eu tiver, como Presidente da República, sobre essa matéria a conversar é com o primeiro-ministro porque os órgãos de soberania devem solidariedade uns aos outros, e há tempo e locais onde esses assuntos são debatidos", enfatizou.
Para o candidato, "é inaceitável que os portugueses tenham que esperar semanas e meses para ter uma consulta, meses e anos para ter uma cirurgia, e durante o fim de semana e também neste período de Natal, não sabem se as urgências estão abertas, estão fechadas".
"Isto é uma coisa que é inaceitável", criticou, rejeitando que este "seja um novo normal".
Seguro, que foi cumprimentando os vendedores e as poucas pessoas que estavam neste mercado de Natal devido à chuva, não quis provar uma ginjinha que lhe foi oferecida, mas aceitou provar um queijo da serra.
Questionado se a recusa da ginjinha era também uma forma de se demarcar do atual Presidente da República - que em todas as vésperas de Natal se junta à tradicional ginjinha do Barreiro - o candidato presidencial do PS começou por se rir com a pergunta e rejeitou esta leitura.
"Eu já conheço aquela ginjinha. Aliás, aqueles senhores já me conhecem e eu estive com eles em Óbidos, antes do Natal, e portanto não ia provar hoje a ginjinha, uma vez que já a conhecia e acabei de almoçar. Foi só por isso. E além disso, estar ali a provar a ginjinha e as pessoas estarem à chuva não me parecia muito adequado", explicou.
À chegada à Wonderland, e num círculo feito por apoiantes que com os seus guarda-chuvas abrigavam o candidato, Seguro recebeu das mãos alguns jovens cartas de apoio, tendo lido duas delas em voz alta, prometendo depois ler o resto e responder.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.