page view

Marques Mendes ensaia pezinho de dança e encontra eleitora indecisa porque "são todos bons"

Luís Marques Mendes visitou a Fundação Padre Tobias, a segunda instituição social com lar de idosos na agenda para esta quinta-feira.

08 de janeiro de 2026 às 19:17

O candidato presidencial Marques Mendes deu esta quinta-feira o primeiro pezinho de dança no período de campanha oficial para as presidenciais, desafiado por uma das cantoras de um rancho folclórico em Samora Correia, que até fazia anos.

Foi Mafalda Sousa, que abdicou da festa de aniversário para cantar para o candidato apoiado por PSD e CDS-PP, que insistiu na dança, que teve direito a dose dupla a pedido dos muitos repórteres de imagem.

"Feliz ano novo, um excelente 2026 e não se esqueça da cultura ao nível do folclore, porque nós somos uma cultura de um povo muito pobre, mas muito rico ao mesmo tempo", pediu a aniversariante ao candidato a Belém.

Luís Marques Mendes visitou a Fundação Padre Tobias, a segunda instituição social com lar de idosos na agenda de hoje -- e na sexta-feira de manhã irá a outra, em Cascais (no distrito de Lisboa).

Outra das cantoras do rancho, a Dona Gertrudes, cumprimentou entusiasticamente o candidato mas, questionada depois pelos jornalistas, confessou que ainda não tem fechada a sua escolha para 18 de janeiro, porque "eles são todos bons".

E à pergunta como é que vai escolher então, respondeu: "Aí é que está a dose, a pessoa nem sabe o que é que há de ir, gosta deles todos", confessou.

Tal como aconteceu em vários pontos por onde tem passado na sua campanha, Mendes voltou a ouvir neste lar manifestações de saudades dos seus comentários televisivos na SIC.

"Mas ao vivo é melhor, não é? Continuo baixinho, mas sou mais simpático", respondeu o candidato, que distribuiu beijinhos pelos idosos, que cumprimentou com as duas frases que tem repetido um pouco por todo o lado -- "muito gosto" e "bom ano".

Acompanhado como sempre pela mulher, Sofia Marques Mendes, o antigo presidente do PSD teve hoje à tarde ao seu lado Leonor Beleza, presidente da sua comissão de honra e primeira vice-presidente dos sociais-democratas, que discursará à noite no jantar-comício em Torres Novas (Santarém).

As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro de 2026.

Concorrem às presidenciais 11 candidatos, um número recorde. Caso nenhum consiga mais de metade dos votos validamente expressos, realizar-se-á uma segunda volta a 08 de fevereiro entre os dois mais votados.

Os candidatos são Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes (apoiado pelo PSD e CDS), António Filipe (apoiado pelo PCP), Catarina Martins (Bloco de Esquerda), António José Seguro (apoiado pelo PS), o pintor Humberto Correia, o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), André Ventura (apoiado pelo Chega) e o músico Manuel João Vieira.

Esta é a 11.ª eleição, em democracia, desde 1976, para o Presidente da República. A campanha eleitoral decorre até 16 de janeiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8