page view

Hamas e comité analisam transferência do controlo da segurança em Gaza

Estão a ser discutidos os mecanismos para transferir o dossiê da segurança para o recém-nomeado comité tecnocrata, composto por 12 membros e designado pelos Estados Unidos.

21 de janeiro de 2026 às 14:24

O grupo islamita palestiniano Hamas está a analisar com o comité tecnocrata que governará a Faixa de Gaza um acordo sobre a transferência das competências de segurança.

Fonte do movimento islamita que solicitou anonimato adiantou à agência noticiosa espanhola EFE que o responsável pela segurança do Hamas na Faixa de Gaza, o general Jamal al-Jarrah, também conhecido por Abu Obeida, "está a realizar contactos" com o major-general Sami Nasman, responsável pelas pastas do Interior e da Segurança Interna do comité tecnocrata.

Al-Jarrah e Nasman, acrescentou a fonte, estão a discutir os mecanismos para transferir o dossiê da segurança para o recém-nomeado comité tecnocrata, composto por 12 membros e designado pelos Estados Unidos para gerir temporariamente a Faixa de Gaza durante a segunda fase do cessar-fogo.

Os contactos, prosseguiu, centram-se na definição da natureza do futuro papel e da relação do Hamas com o dossiê da segurança, bem como em garantir uma transferência ordenada de responsabilidades que preserve a estabilidade da segurança no enclave palestiniano.

Ainda assim, a fonte esclareceu que as consultas "ainda se encontram numa fase inicial" e que não foi ainda feito qualquer anúncio oficial sobre um acordo final, aguardando-se a conclusão dos entendimentos técnicos e processuais entre as duas partes.

Na terça-feira, o porta-voz do Hamas em Gaza, Hazem Kassem, afirmou que o grupo islamita está a trabalhar com os mediadores -- Qatar, Egito e Estados Unidos -- para pressionar Israel a permitir que o comité tecnocrata opere no terreno, algo que ainda não tem uma data definida.

Kassem acrescentou que o Governo do grupo islamita no enclave palestiniano já está a aprovar "medidas logísticas e administrativas" para transferir o controlo para o comité palestiniano.

Questionado sobre quais as medidas concretas, Kassem explicou à EFE que, após o Hamas ter tomado a decisão política de transferir o poder, os organismos governamentais passaram a encará-la "a sério" e "começaram a preparar os seus arquivos e documentos para a entrega".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8