page view

Netanyahu anuncia cessar-fogo no Líbano

"Se o Hezbollah romper o acordo, nós atacaremos”, assegurou o primeiro-ministro israelita.

26 de novembro de 2024 às 18:12

Recorde-se que o governo libanês reuniu-se, esta terça-feira, para discutir a proposta que prevê um cessar-fogo de 60 dias e a retirada das forças do Hezbollah para norte do rio Litani, a cerca de 30 quilómetros da fronteira israelita. O cessar-fogo entrará em vigor na quarta-feira, às 04h00 locais (02h00 em Lisboa), revelou o gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

O cumprimento do cessar-fogo será monitorizado por uma comissão de cinco países liderada pelos EUA e que inclui a França.

As forças israelitas lançaram em setembro uma ofensiva aérea e terrestre contra o Líbano após meses de trocas de disparos de artilharia e ‘rockets’ com o Hezbollah.

A guerra provocou cerca de um milhão de deslocados no Sul do Líbano e causou a morte de mais de 3700 pessoas, incluindo o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, e praticamente toda a cúpula política e militar do grupo terrorista.

O acordo não afeta a guerra de Israel contra o movimento islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza, que não mostra sinais de terminar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8