page view

Cereais e esperança zarpam de Odessa

Navio ‘Razoni’ transporta 26 mil toneladas de milho ucraniano e ruma ao Líbano.

02 de agosto de 2022 às 09:56
A carregar o vídeo ...

Primeiro carregamento de cereais deixou porto de Odessa

Partiu esta segunda-feira de Odessa o primeiro navio de transporte de cereais ucranianos com destino ao Líbano. A viagem resulta do acordo assinado entre a Rússia e a Ucrânia para o desbloqueio dos cereais retidos nos portos do mar Negro, negociado durante os últimos dois meses.

Estes são os primeiros cereais para exportação a saírem da Ucrânia, desde o início da invasão russa.

“A Ucrânia, juntamente com os nossos parceiros, deu mais um passo na prevenção da fome no Mundo”, assinalou Okelsandr Kubrakov, ministro das Infraestruturas da Ucrânia, em comunicado.

O Kremlin também reagiu ao desembarque, descrevendo a notícia como “muito positiva”. “Esperamos que todas as partes cumpram os acordos e que o mecanismo funcione de forma eficaz. É uma boa oportunidade para pôr à prova os mecanismos” assinados em Istambul, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, “saudou calorosamente” a saída do primeiro cargueiro com cereais ucranianos, e “espera que este seja o primeiro de muitos navios comerciais”.

O navio ‘Razoni’ transporta 26 mil toneladas de milho ucraniano e ruma a Trípoli, no Líbano. Antes disso, deverá fazer uma paragem em Istambul, na Turquia, onde irá passar por uma inspeção, conforme acordado entre a Ucrânia e a Rússia, com mediação das Nações Unidas e da Turquia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8