page view

Guterres admite que "Conselho de Segurança falhou" com Ucrânia. Veja as imagens do encontro com Zelensky

Zelensky revelou que a Rússia está a levar milhares de pessoas para o país, não se sabendo "em que condições nem para onde".

28 de abril de 2022 às 18:09
A carregar o vídeo ...

Veja as imagens do encontro entre Zelensky e Guterres em Kiev

O secretário-geral da ONU, António Guterres, e o presidente ucraniano, Zelensky, prestaram declarações aos jornalistas após o encontro desta quinta-feira em Kiev, na UCrânia.

O presidente ucraniano começou por destacar a importância de reforçar os corredores humanitários para a retirada de civis. "Apesar de todos os corredores que estiveram a funcionar até agora terem sido alvo de bombardeamentos russos, estamos dispostos a começar negociações para retirar civis", afirmou Zelensky, apelando a que a Rússia tenha um "comportamento humano nesta questão".

Zelensky revelou que a Rússia está a levar milhares de pessoas para o país, não se sabendo "em que condições nem para onde".

"Esta ação das Nações Unidas não é só para a ajuda à Ucrânia, mas também aos países que dependem dos produtos produzidos [na Ucrânia]", refere o presidente ucraniano, recordando os cortes do fornecimento de cereais a vários países.

António Guterres afirmou que a Ucrânia "é o centro de uma situação de dor", com perdas de vida desnecessárias.

O secretário-geral da ONU diz que o mundo está "a olhar e a ouvir a Ucrânia", mas as palavras não são suficientes. Guterres admitiu que o "Conselho de Segurança falhou, mas os homens e mulheres das ONU estão a trabalhar e cooperar com corajosas organizações ucranianas".

"Não vamos desistir e vamos continuar a trabalhar no sentido do cessar fogo", garantiu Guterres aos ucranianos, admitindo que é uma missão "muito complicada em condições difíceis".

Guterres anunciou o aumento dos planos de auxílio aos refugiados e aos países que os estão a receber. "Vamos criar as condições para apoiar as pessoas que estão refugiadas dentro do próprio país", garantiu.

Para lá do reforço das ajudas, o secretário-geral da ONU frisou que é fundamental acabar com a guerra. A situação em Mariupol é uma das mais preocupantes com uma "crise dentro da crise", com as pessoas a precisarem de ajuda urgente.

Em resposta a várias questões dos jornalistas, Zelensky diz que acredita que a Ucrânia é uma prioridade e que acredita que vários lideres mundiais estão envolvidos principalmente na proteção dos diretos humanos perante a invasão russa.

"O que querem? Querem que as pessoas sejam salvas ou que diga alguma coisa que ponham em causa a realização desse corredor? Não vou fazer comentários que ponham em causa o cumprimento desse compromisso", rematou o secretário-geral da ONU.

A conferência de imprensa conjunta terminou com um aperto de mão entre Zelensky e Guterres, que deixou garantias sobre o apoio da ONU ao fim da guerra na Ucrânia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8