Escolha o Correio da Manhã como "Fonte Preferida"
Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.
Ucrânia prevê um financiamento de 2,5 mil milhões de euros para a aquisição de caças fabricados pelo grupo sueco de defesa Saab.
A Suécia vai vender 20 caças Gripen E/F à Ucrânia, financiados por fundos europeus, e doar outros 16 de um modelo mais antigo, o Gripen C/D, anunciou esta quinta-feira o Governo sueco.
Os primeiros Gripen C/D deverão ser doados no próximo ano e o modelo mais recente deverá ser entregue a partir de 2030, precisou o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, durante uma conferência de imprensa com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
A Ucrânia prevê um financiamento de 2,5 mil milhões de euros para a aquisição de caças fabricados pelo grupo sueco de defesa Saab, de acordo com o comunicado sueco.
Os 16 caças do modelo C/D serão enviados juntamente com munições e ajuda para fabricar drones, um pacote com um valor total de 22,22 mil milhões de coroas suecas (cerca de dois mil milhões de euros ao câmbio atual), o maior pacote doado pela Suécia à Ucrânia até há data.
"Trata-se de uma decisão histórica para a Suécia, que reforça significativamente a defesa aérea da Ucrânia", afirmou Kristersson.
Os dois países tinham assinado, em outubro de 2025, uma carta de intenções com o objetivo de Kiev adquirir entre 100 e 150 caças Gripen E.
"Esperamos conseguir garantir o financiamento da totalidade" das 150 unidades, afirmou Zelensky.
A União Europeia prevê conceder à Ucrânia um empréstimo no valor total de 90 mil milhões de euros, que será desembolsado em tranches em 2026 e 2027, dos quais 60 mil milhões serão utilizados para o fornecimento de armas.
Zelensky indicou ainda que aguarda uma resposta formal ao seu pedido dirigido ao homólogo norte-americano, Donald Trump, e ao Congresso dos Estados Unidos para que lhe sejam fornecidos mais mísseis para os sistemas de defesa antiaérea Patriot ou licenças para os produzir.
Esses sistemas norte-americanos continuam a ser a única arma eficaz para combater os mísseis balísticos lançados por Moscovo.
"Estamos à espera de uma resposta", afirmou o líder ucraniano, acrescentando que se tinha reunido na quarta-feira com membros do Congresso e senadores.
"Eles apoiam as propostas que foram apresentadas ao Congresso e à Casa Branca", declarou, precisando que "contava com uma resposta oficial".
"Acho que têm de agir mais depressa. Estamos a insistir muito com eles. O inverno aproxima-se", acrescentou Zelensky.
A Suécia tinha inicialmente suspendido em 2024 o seu projeto de enviar caças para a Ucrânia, após os países parceiros terem solicitado que fosse dada prioridade aos caças F-16 norte-americanos.
Estocolmo é uma forte apoiante da Ucrânia e, em fevereiro, estimava o seu apoio militar em 103 mil milhões de coroas (cerca de 9,5 mil milhões de euros ao câmbio atual) desde o início da invasão russa.
Na chegada à Suécia, o líder ucraniano agradeceu nas redes sociais ao povo e ao Governo sueco e pessoalmente a Kristersson pelo apoio a Kiev: "vamos continuar e alargar a nossa cooperação".
O primeiro-ministro sueco, também nas redes sociais, publicou um vídeo com imagens desde os protestos pró-europeus na Ucrânia, da eleição de Zelensky, da invasão militar russa e de caças Gripen em ação, alguns com a insígnia da Ucrânia.
"Os caças Gripen têm imensas possibilidades. Mas foram concebidos para uma única finalidade. Boa sorte, Ucrânia", escreveu Kristersson na mesma publicação.
Para além da Suécia, o Presidente ucraniano assinou também há alguns meses um acordo de intenções com a França para a aquisição de até 100 caças Rafale, bem como de diversos sistemas de defesa antiaérea e drones.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.