Em seis edições, o futebolista luso acaba, previsivelmente, a prova com 27 jogos (segundo do ranking) e 11 golos.
Cristiano Ronaldo terá disputado esta segunda-feira o seu jogo em Mundiais de futebol, face à improbabilidade, de voltar em 2030 com 45 anos, depois do desaire de Portugal com a Espanha, por 1-0, em jogo dos 'oitavos' do Mundial2026.
Um golo de Mike Merino, aos 90+1 minutos, acabou com o sonho, ou o objetivo, ou a vontade, de Ronaldo em chegar, à sexta tentativa, ao título mundial, depois de já não o ter conseguido em 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022.
Em seis edições, o futebolista luso acaba, previsivelmente, a prova com 27 jogos (segundo do ranking) e 11 golos (nono), em duas tabelas encabeçadas por aquele que foi sempre o seu grande rival, o argentino Lionel Messi.
Aos 41 anos, Ronaldo disputou 441 dos 450 minutos de Portugal na edição de 2026, 'saltando' apenas os derradeiros nove, mais descontos, do jogo dos '16 avos' com a Croácia, período em que Gonçalo Ramos marcou o golo da vitória lusa (2-1).
Nesse encontro, o atual jogador do Al Nassr tinha apontado o seu primeiro golo de sempre em jogos a eliminar do Mundial, na transformação de uma grande penalidade: em 10 'mata mata', não conseguiu mais qualquer tento.
Os restantes tentos de Ronaldo em Mundiais aconteceram todos em jogos da fase de grupos: um em 2006, com o Irão, um em 2010, à Coreia do Norte, um em 2014, ao Gana, quatro em 2018, três à Espanha e um a Marrocos, um em 2022, ao Gana, e mais dois em 2026.
Na presente edição, o ponta de lança luso ficou em 'branco' com a República Democrática do Congo (1-1), 'bisou' na goleada ao Uzbequistão (5-0) e voltou a não marcar, como toda a equipa, face à Colômbia (0-0).
Ao faturar em 2026, Cristiano Ronaldo tornou-se o primeiro jogador da história a marcar em seis edições e, com os dois tentos aos uzbeques, passou a ser o melhor marcador luso, superando, finalmente, os nove tentos de Eusébio, todos marcados nos seis jogos que disputou na estreia lusa, em 1966.
Na 'era' Ronaldo em Mundiais, Portugal conseguiu a sua melhor prestação logo na estreia do madeirense, em 2006, ao chegar às meias-finais, perdidas com a França (0-1). Depois, Portugal falhou o 'bronze' (1-3 com a Alemanha) e não conseguiu repetir a sua melhor prestação de sempre, em 1966.
Então jogador do Manchester United, o '17' luso destacou-se também quando marcou o penálti decisivo no desempate com a Inglaterra (0-0 após prolongamento e 3-1 nos penáltis).
Quatro anos depois, em 2010, Portugal foi, como agora, eliminado nos 'oitavos' pela Espanha, também com um desaire por 1-0, face a um golo de David Villa.
Nos 2014, Cristiano Ronaldo não conseguiu evitar que Portugal ficasse pela fase de grupos, no que foi a sua única queda em fase tão prematura de um Mundial.
Na Rússia, em 2018, Ronaldo começou em 'grande', com um 'hat-trick' à Espanha, no seu único jogo para a 'lenda' em Mundiais, e depois um tento a Marrocos (1-0), mas depois 'desapareceu', com Portugal, eliminado novamente nos 'oitavos', desta vez perante o Uruguai (1-2).
Há quatro anos, em 2022, no Qatar, Portugal voltou, 12 anos depois, a ultrapassar uma fase a eliminar, com um 6-1 à Suíça, mas com Ronaldo como suplente e Gonçalo Ramos no 'onze', a maçar três golos. Nos 'quartos', derrota com Marrocos (0-1).
Desta vez, as expectativas estavam muito altas, falando-se de candidatura ao título, mas a equipa das 'quinas' nunca o mostrou em campo e, depois de uma fase de grupos pouco conseguida e de um triunfo a 'ferros' face à Croácia, caiu esta segunda-feira com a Espanha, nos oitavos de final.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.