page view

Dia 15: "Último dia"

José e Francisca, pai e filha, escolheram o CM para relatar interrail pela Europa.

24 de agosto de 2015 às 16:00

Francisca Oliveira, 14 anos, e José Oliveira, 49 anos, estão a fazer um interrail pela Europa. E contam tudo no site do Correio da Manhã

"O dia de ontem foi muito prazeroso. Hoje  acordámos cedo e bem dispostos. Temos de chegar ao Porto, pois o pai trabalha amanhã. Estamos a 2000km de casa.

Não permitimos que nenhuma ansiedade excessiva nos estrague o pouco que nos resta. Pensamos mesmo, que um episódio como este é o ideal para terminar uma aventura.

Queremos um gelado. Um gelado de Milão, que é a única forma que existe para descrever aquela delicia.

Regressamos uma vez mais á Piazza del Duomo e buscamos a partir daí uma gelataria onde assentaríamos arraiais e montaríamos o nosso centro de operações. Encontramos uma nas cercanias da Praça.

Sentamo-nos numa esplanada e já com os ambicionados copos de gelado em nosso poder, iniciamos a nossa busca por voos Milão/Porto para hoje. A internet , os telemóveis, o Wi-fi o Google, são tudo coisas que simplificam tremendamente a nossa vida.

Uma hora de tentativas e conseguimos 2 voos para esta tarde, com escala em Barcelona (só uma horinha e por isso sem tempo para sair do aeroporto). O resto do dia até embarcarmos decorreu sem incidentes.

Saímos dali com a convicta sensação de que os gelados milaneses são perigosos , pois viciam e mais uns dias e estávamos "agarrados".

Fomos buscar as nossas coisas ao Hotel e fomos para o aeroporto - Malpensa.

Havia alguma tensão no ar, pois o pai odeia voar e essa sensação era bem visível na sua expressão. Embarcamos á hora certa 16h30m. Os voos decorreram sem incidentes, além de um atraso de quase uma hora na ligação em Barcelona.

O pai veio quase sempre hirto e de olhos fechados, que abria bruscamente ao mínimo tremelique. Chegámos ao Porto perto das 21h.

Depois de termos visitado tantos lugares, quisemos dar uma volta pelo Porto antes de irmos para casa.

Uma volta curtinha e breve. Assim foi.

É espantoso como o Porto é bonito.

Até chegarmos á Avenida dos Aliados, passamos pelos Clérigos. Ali a cidade fervilha, há gente nas Ruas e turistas, muitos turistas e jovens que ocupam a rua das Galerias Paris, e logo a baixo a Candido dos Reis, é há música por todos os lados e há esplanadas completas de gente que  saboreia o ar e o ambiente.

Nos Aliados vimos vida e pessoas que passeiam e se espalham até á Rua das flores ressuscitada. Desaguamos na Ribeira, juntinha ao rio, que agora está pejada de gente do "estrangeiro", mas sem expulsar s seus que permanecem e lhe dão carácter.

O velho casario colorido, que contrasta com a robustez granítica,  numa mistura quimicamente perfeita.

O rio entrelaça-se na cidade e insinuam-se um no outro, tornando-se num só, uma só matéria, incindível, sedutora , sensual...

Pelas curvas e contracurvas, vamos chegando á cantareira, de onde se vêm as portas do mar e o pequeno estuário salpicado de barcos pequeninos ali plantados, como num jardim.

E depois a Foz, burguesa, mais clara e luminosa, onde o mar começa e o rio se despede, onde o convite para parar, e contemplar, é irresistível. E se tivéssemos de escolher a cidade mais bonita, responderíamos sem hesitações: É o Porto.

Pode não ser a mais monumental, a mais importante, a mais deslumbrante, a mais rica, pode até ser provinciana, periférica, pequenina, mas é a cidade mais sincera e autentica. E se há coisas que não se explicam, o Porto também não.

Por fim chegamos a casa, com uma sensação estranha, de satisfação por termos ganho tanto e também de pena por ter terminado.

O pai diz que eu cresci. E diz que ele cresceu também. Acho que são ambas verdade. Até qualquer dia.

Obrigado sincero ao CM pela companhia."

Veja o diário da viagem

Dia 14: "Ups! Milão, cá estamos nós outra vez..."

Dia 13: "Banho tomado. Renovados"

Dia 12: "Um dia e tanto..." 

Dia 11: "Adeus Viena, olá Budapeste"

Dia 10: "Dia de romaria"

Dia 9: "Está decidido, rumamos a Viena"

Dia 8: "Praga de encantar"

Dia 7: "Praga, estamos a chegar"

Dia 6: "Hoje já sabiamos ao que íamos"

Dia 5: "Berlim está a arrebatar-nos"

Dia 4: "Au revoir, bela Paris"

Dia 3: "Hoje vimos uma Paris mais francesa"

Dia 2: "Fransica e José descobrem Paris"

Dia 1: "Pai e filha à 'conquista da Europa'"

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8