José e Francisca, pai e filha, escolheram o CM para relatar interrail pela Europa.
Francisca Oliveira, 14 anos, e José Oliveira, 49 anos, estão a fazer um interrail pela Europa. E contam tudo no site do Correio da Manhã. ----
- "Hoje começamos o dia um pouco mais tarde. O cansaço do dia anterior fez-se sentir.
Decidimos que a primeira coisa a fazer era ir tratar da viagem de amanhã para Berlim. Assim foi. Está tratado. Como estavam esgotados os comboios diretos, teremos de fazer dois transbordos, um em Estrasburgo, onde ficaremos uma hora, e outro em Offenbourg onde teremos apenas oito minutos para mudar de comboio. A aventura das reservas de alojamento continua, pois ainda não temos confirmações.
Depois de tudo resolvido na Gare de L'Este, iniciamos a sério o novo dia.
O pai disse que íamos a um cemitério. Uma ideia completamente estapafúrdia, pensei. "Um cemitério, papá?!" Quem diria que achei o máximo.
O nome é Cemitério do Père-Lachaise e lá encontram-se os restos mortais de muita gente famosa. Pintores, escritores, atores, que o pai me foi falando e vimos numa enorme lista à entrada, mas o ponto alto da visita foi a romagem que fizemos à campa do Jim Morrison, vocalista dos Doors e de quem eu já conhecia as músicas e a personagem. Foi muito engraçado ver o tipo e a quantidade de pessoas que lá estavam.
Fomos de seguida para o "Quartier Latin" e por lá almoçamos. Perdemo-nos pelas ruas, passamos pelas Universidades, a Sorbonne, passeamos pelas margens do Sena e passamos por alguns dos locais inevitáveis: o Louvre, Le Palais Royale, Jardin de Tulieries a L'Opéra de Paris e andamos por aí durante horas.
Mais uma vez a grandiosidade, imponência dos edifícios e dimensão das avenidas continuou a deixar-nos maravilhados. Disse ao meu pai que ficava por cá um mês, pois tive a sensação de que faltou ver tudo.
Hoje vimos uma Paris mais francesa, se calhar pelos sítios por onde andamos e paramos. Deliciamo-nos outra vez com o que denominamos de "french style", que são aquelas pessoas, homens e mulheres, muito arranjadinhos e que circulam pela cidade de bicicleta, muito senhores de si. Encontramos também uma nova moda, que são as trotinetas com motor, Paris está cheia delas.
Rimos com os loucos condutores franceses. Um caos o trânsito, uma verdadeira guerrilha em que todos se atiram para a estrada como se não houvesse amanhã e quem quiser que se afaste, e apitam e gritam... um espetáculo ao longo de todo o dia.
Confirmamos também que o sushi não é apenas moda em Portugal, por aqui havia bichas pelos passeios para os restaurantes japoneses, literalmente.
Não chegamos a casa sem ir comer outro crepe, pois gostei imenso. Por aqui têm um "e ne sais quoi". Hoje comemos um crepe marrons e outro confiture, hummmm, deliciosos.
O pai andou durante todo o dia a trautear uma canção que dizia ter inventado. Ele canta mal, mas aquilo até ficou no ouvido e dizia assim: "first we take Paris, then we take Berliiiiiiin..."
Chegados a casa confessou que mentiu e que a música não era dele, mas de um senhor que se chama Leonard Cohen. Estivemos a ouvir o original, que é ligeiramente diferente.
Antes de me despedir, o pai quer dizer alguma coisa."
- "Pois é, a Francisca tem sido uma companheirona e a nossa principal dificuldade tem sido o francês. O meu é péssimo e o vocabulário da Francisca vai pouco além de "Merci" e "S'il vou plait", contudo tem uma arma que desbloqueia qualquer situação e desarma qualquer francês menos simpático, quando atira com o seu sorriso aberto, franco e feliz, que lhe ressalta da expressão, transborda pelos olhos e não há quem resista... estou safo."
- "Pai! Não me envergonhes.
Até amanhã."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.