José e Francisca, pai e filha, escolheram o CM para relatar interrail pela Europa.
Francisca Oliveira, 14 anos, e José Oliveira, 49 anos, estão a fazer um interrail pela Europa. E contam tudo no site do Correio da Manhã
----------
"Saímos um pouco mais tarde do que o normal e seguimos diretamente para a AlexandrerPlatz.
Esta praça passou a ser a nossa referência, ponto de partida e chegada. Fomos ficando até a hora do almoço, assistindo aos espectáculos que se sucediam.
O plano traçado foi o seguinte: ir para outro lado da cidade, na antiga Berlin Ocidental, a Kurfurstrendamm.
Assim fizemos. Fomos de táxi-bicicleta. Quarenta minutos de viagem. Passamos por locais que já conhecíamos e atravessamos o Tiergarten, que é o equivalente ao CentralPark em Berlin, e fomos parar perto da Kaiser Wilhelm Gedachtniskiche, uma igreja que foi bombardeada e destruída na Segunda Guerra Mundial e que nunca foi recuperada e assim se mantém.
As diferenças entre as antigas duas cidades de Berlin Ocidental e Oriental continuam a existir e são muito visíveis.
Hoje conhecemos um pouquinho melhor a parte Ocidental. A Kurfurstrendamm é uma zona de muitas lojas, centros comerciais, o KaDeWe, que é uma galeria onde estão representadas todas as lojas das marcas mais caras, sendo um local muito concorrido e onde entramos e saímos logo, tínhamos a cidade para abraçar.
A tarefa agora era regressar ao nosso ponto de referência a pé. O ânimo "na comitiva" estava em alta. Viemos seguindo as direções de Mitte, que será o equivalente a uma freguesia das nossas cidades. Começamos a descobrir uma cidade moderna, com estilo, com design, arquitetura contemporânea, até que chegamos a Postdamer Platz, uma avenida enorme, de prédios altos e logo no inicio com destaque vimos o Sony Centre, um edifício moderníssimo e espantoso. Pasmamos uma vez mais. O local pedia que parássemos. Ficamos aqui uns bons minutos e aproveitamos para tomar o primeiro gelado do dia.
Berlin tem uma característica, julgamos que não foi só um capricho para nos receber, que é alterar varias vezes por dia o estado do tempo. Hoje, tal como ontem, por umas 3 ou 4 vezes começou a chover e logo a seguir um sol quente, depois um ventinho frio. Digamos que a cidade é meteorologicamente temperamental e por isso andamos prevenidos com umas capinhas, que ora vestimos e logo tiramos.
Retomamos o caminho na direção da Leipziger Straße, seguindo sempre até chegarmos novamente a AlexandrerPlatz. Fomos, como sempre, sendo surpreendidos com pormenores ao longo do trajeto, que se tornou assim mais demorado.
Voltamos a parar em locais que ontem já tínhamos visto, mas agora de forma mais tranquila e menos sôfrega.
Já era final de tarde e antes de irmos jantar fizemos aquilo que se tornaria de certeza um hábito se por cá ficássemos: circular por entre as ruas, deixando-nos levar pelos fluxos de pessoas que vão de um para outro lado. Foi desta forma que descobrimos o Hackecher Markt, local que envolve um estação de metro e rodeado de bares e restaurantes, onde jantamos (mais uma vez testamos a cozinha germânica na esperança de mudar de opinião, o que não aconteceu).
Aqui, assistimos mais uma vez a uma serie de espectáculos com músicos de rua e dança. Ótimos artistas. Aliás, Berlin esta completamente cheia de gente a expor a sua arte por toda a cidade. Hoje encontramos até um poeta que fazia poemas de "rajada", sentado numa cadeirinha, vendendo-os a quem passava.
Passamos ainda por Hackesh Höfe, que é um conjunto de prédios interligados por vários pátios. Pela quantidade de pessoas que começava a chegar a esta zona, deverá ser um dos pontos importantes da noite Berlinense.
Já são 11 horas e regressamos ao hotel, fazendo o caminho ao longo de um dos canais que atravessam a cidade e por toda a sua margem havia vida, com bares, restaurantes e muita gente.
Berlin apaixonou-nos definitivamente. É uma cidade vibrante e viva. Pareceu-nos que se podia circular com segurança por toda a cidade.
Já quase nos sentimos Berlinenses. Gostamos da cidade toda, mas os artistas de rua por todas as praças e cantos, encheram-nos as medidas. Adoramos!!!!
Depois de mais um dia em cheio, vamos para a caminha pois amanhã temos mais uma longa viagem.
Praga, aí vamos nós."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.