José e Francisca, pai e filha, escolheram o CM para relatar interrail pela Europa.
Francisca Oliveira, 14 anos, e José Oliveira, 49 anos, estão a fazer um interrail pela Europa. E contam tudo no site do
Francisca Oliveira, 14 anos, e José Oliveira, 49 anos, estão a fazer um interrail pela Europa. E contam tudo no site do Correio da Manhã.
"Acordámos cedinho para nos podermos despedir desta nova paixão chamada Berlim. Um dia de sol brilhante.
Fomos passear ao longo do canal, tomamos o pequeno-almoço num café junto a uma pracinha onde havia um mercado de rua, havia artesanato, fruta e produtos regionais e aí fizemos umas comprinhas. Tivemos tempo de ir a uma loja de "souvenires" e trouxemos algumas lembranças.
Seguimos para a "Berlin Hauptbahnhof", estação de comboios de Berlim. Moderníssima, enorme, com múltiplos níveis e uma das maiores da Europa.
Ficamos numa fila sem saber bem se havia comboios e quais os horários. Passada uma boa hora e meia, fomos atendidos e com boas notícias: havia um comboio que partia do piso - 1, às 14h44m e chegava as 19h50 e era direto.
Aqui sente-se o espirito do interrail, pois centenas de jovens, de mochilas as costas, aos grupos, aos magotes, cruzam-se, vão, vêm, uns deitados no chão, outros ofegantes e a correr, uma agitação, um corrupio.
A nossa carruagem era composta por vários compartimentos de 6 lugares. Depois de alguns incidentes com os lugares, lá nos sentámos. Partimos e iniciámos nova travessia da Alemanha, agora para sul, atravessando grande parte do que fora antigamente a RDA e onde pela janela se viam vestígios dessa antiga realidade, quer pelas localidades por onde íamos passando, as construções excessivamente sóbrias e pesadas, muitas unidades fabris e estações de comboio descativadas, contudo continuamos a ver uma paisagem intensamente cultivada, até que deixamos a planície e começamos a circular, serpenteando por um vale, no meio de um bosque verde e ladeados por um rio, o que ajudou a quebrar alguma monotonia visual.
O comboio ia "á pinha", muitas pessoas sem lugar iam nos corredores. No nosso compartimento iam além de mim e do pai, uma rapariga Australiana, gordinha e de óculos que andava a circular pela europa, duas raparigas alemãs, e um sujeito da Eslováquia.
Eu andava com uma vontade tremenda de falar com pessoas de outros países, mas conversar mesmo, sem ser aquelas frases de circunstância. De repente toca o telefone da rapariga alemã mais novinha e o toque era uma música dos Bastille, que eu adoro...
Com um nervosinho arranhar-me, pensei: "É agora, era isto que eu precisava para sociabilizar em estrangeiro (hehehe).
Mal ela desligou, ataquei: "do you like Bastille?"....
Pronto, consegui. A partir daí fomos a conversar sobre bandas e músicas e concertos. Ela tinha um sorriso muito meigo. Saiu em Dresden.
Entretanto a Autraliana via filmes no seu iPad e descalçou-se e começou a mexer nos pés com o máximo á vontade...! Que estranhos estes australianos. O eslovaco ia falando com toda a gente.
O pai ia inquieto e andava nos corredores de um lado para o outro. Quando dou conta estava em longa cavaqueira com o sujeito eslovaco. Não sei como, mas lá se entenderam. O inglês do pai não é brilhante, ele diz que fala Inglês com sotaque do Porto : "Do you understand me, ca@#$#&%/&"
Entretanto chegamos a Praga. Tudo escrito em Checo! E agora?! Fomos salvos pela simpatia extraordinária do Eslovaco, que nos acompanhou na Estação, foi pedir um mapa e explico-nos direitinho como íamos para o local onde ficaríamos alojados. Chamava-se Mario. Fomos tomar um banho e ainda a tempo de dar uma volta pelo centro da cidade e comer alguma coisa.
Deparamos com uma cidade inundada de turistas. Alguns, pela algazarra distinguem-se da restante massa, são grupos de jovens em despedidas de solteiro, há-os aos montes. O meu pai disse-me que se algum dia um namorado meu ou noivo quiser vir a Praga, para eu acabar com ele na hora, que mais tarde vou entender porquê.
Fomos para a parte antiga da cidade, pelos vistos aquela onde se passa tudo.
Aí jantamos. Comemos comida Checa: "Kolena" e Sviekova", um dos pratos era pernil de porco assado e o outro uma carne meio guisada. Demos um salto de qualidade relativamente à cozinha germânica, mas ainda assim a cozinha checa não enche as medidas. O pai bebeu cerveja que achou muito boa. Pagamos em moeda Checa, a coroa .
Passeamos um pouquinho, mas ainda não sabemos grande coisa da cidade. Fomos a uma praça onde as pessoas se sentam no chão e há musica por todo o lado. Á nossa volta e no horizonte vislumbrámos as cúpulas de edifícios antigos e iluminados que aparentam ser palácios. Parece um cenário de um conto de fadas.
Amanhã vamos explorar Praga como deve ser. Agora vamos descansar.
Até já."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.