José e Francisca, pai e filha, escolheram o CM para relatar interrail pela Europa.
Francisca Oliveira, 14 anos, e José Oliveira, 49 anos, estão a fazer um interrail pela Europa. E contam tudo no site do Correio da Manhã
----------
"Um dos critérios foi o das acessibilidades. Se escolhermos destinos menos usuais, deparamo-nos com a dificuldade das ligações e os longos tempos de viagem. Aqui temos de controlar o tempo, que é uma coisa escassa para quem quer tanto.
Vamos de espírito aberto. Resistimos sempre à tentação de ir ver opiniões e sugestões sobre os nossos destinos, para evitar ficarmos condicionados.
Saímos de Praga as 11.30h. A viagem duraria 5 horas e era direta, o que é sempre bom. Decorreu sem sobressaltos. A paisagem era agradável sem deslumbrar até chegarmos à Áustria.
Chegamos com ligeiro atraso a Viena. Eram quase 17h. Ainda fomos a tempo de deixar as coisas no local onde ficamos alojados e partir de metro para o centro da cidade. O metro de Viena é fantástico, muito fácil, muito pontual e confortável.
Fomos tranquilos pois um sujeito a quem perguntamos se a cidade era segura garantiu de uma forma verdadeiramente assertiva que sim.
Saímos mesmo ao pé da "Stephansdom," a Catedral de Viena (de Santo Estevão), um edifício antigo, imenso, alto, as torres afiadas e longas. É uma das referências de Viena.
Encontra-se no meio de uma praça que é o ponto onde vêm desembocar as principais ruas comerciais da cidade, a Mariahilfe Strasse, a Graben, Kärntner e Kolmarkt.
A cidade está completamente apinhada de turistas. Aliás, a Europa parece invadida por "hordas" de turistas, temos a ala dos vindos das Américas , com os brasileiros em grande número, depois os orientais munidos das inseparáveis máquinas de qualquer coisa, fotografar, filmar e sabe-se lá mais o quê... e depois os árabes que circulam com as suas "senhoras", algumas delas com "burca" negra, mais uma imensa prole, depois a ala dos indianos e ainda dos próprios europeus. Toda esta mola humana move-se de umas cidades para as outras, de forma que parece ordenada e estratégica…
Continuemos.... Entramos na Catedral que é muito bonita no seu interior, a altura dos tetos, os vitrais, um grande órgão antigo .
Cá fora um corrupio de clientes para dar uma voltinha nos "cavalinhos e nas charretes", que desfilavam pela praça numa fila comprida.
Eram já quase 19 horas e a esta hora restou-nos passear pelas cercanias e comer qualquer coisa.
Fomos por diversas vezes atacados por "impingidores" vestidos ao "tempo da valsa", tentando vender-nos bilhetes para espectáculos de música clássica.
Por ali, numa igreja nas redondezas onde entramos e por mera casualidade, ainda ouvimos o final de um concerto de música sacra, feita por jovens orientais
Pela amostra, já vimos que a operação "Viena" vai ser dura pois há muito para ver. Ao fundo da rua, num pequeno largo das traseiras de um dos museus da cidade, um grupo cordas (violoncelo), tocava algumas obras de música ligeira e pop.
A música, sempre a música. Para todo o lado que vamos há sempre arte e principalmente música, na rua. É fantástico.
Pelas 20h30 fomos comer por um dos restaurantes com esplanada, de que Viena está repleto.
Comemos um bife panado com um molhito e uma salada (Wiener schnitzel), que pelos vistos é típico de Viena.
O pai anda a fazer um "estudo" das cervejas dos países por onde passamos, mas calminha que não é um estudo exaustivo... eheheh
Disse que a cerveja é muito boa, mas a que tinha bebido em Praga era melhor. Já era de noite, mas em Viena está um calor enorme, seco, impossível deixar a Rua.
Existem torneiras de água fresquinha espalhadas e muito concorridas. Novamente a música. Desta vez, noutra das pracinhas por onde passamos, estava uma rapariga "chinesinha" (oriental) que, com o seu violino, tocava música clássica de uma maneira tão original. Ela contorcia-se, retorcia-se, agitando o arco vertiginosa e freneticamente e oferecia às pessoas que se iam juntando, música dos deuses. A menina tinha um ar tão frágil e um sorriso tão sensível e ia agradecendo as palmas dos privilegiados. Pela primeira vez vimos um artista de rua ter um "encore".
Fomos de metro para casa. Prometemos um ao outro sair cedinho amanhã de manhã.
Até já."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.