José e Francisca, pai e filha, escolheram o CM para relatar interrail pela Europa.
Francisca Oliveira, 14 anos, e José Oliveira, 49 anos, estão a fazer um interrail pela Europa. E contam tudo no site do
Francisca Oliveira, 14 anos, e José Oliveira, 49 anos, estão a fazer um interrail pela Europa. E contam tudo no site do Correio da Manhã.
Pequeno-almoço pelas 09h00 e "zarpar".
Olhamos para um mapa da cidade para ter uma mínima noção de como se compõe. Há imensos monumentos para ver.
Como sempre e sem um grande rigor, vamos andando pelas ruas deixando a nossa intuição tomar conta do assunto. O nome das ruas estranhíssimo, escrito em checo (cirílico?), dificulta a orientação.
Passamos por uma rua pedonal e ao cimo de uma avenida que apareceu do lado direito, vimos o Museu Nacional, que fomos espreitar. Seguimos caminho, passando pelo Museu do teatro e logo a seguir atravessamos o rio Vltava.
A meio do rio havia uma pequena ilhota,"Strelecky Ostrov" de onde vinha barulho e estava a decorrer aquilo que parecia ser uma feira, com tendas e de onde saia música. Era o Dyzajn Market Festival . Um ambiente muito engraçado. As tendinhas eram quase na totalidade de criações meio artesanais de roupas e bijuteria e tendinhas de "comes e bebes".
Estava e iniciar um concerto e sem qualquer expectativa ficamos. Decidimos que iriamos comer por ali numa das barraquinhas. À distancia começamos a ouvir um som e o pai só dizia : "Uau, isto é uma desbunda , parece Manu Chao". Eu que não conheço o tal Manu , achei que era qualquer coisa de bom , pela reação do "Daddy Boy" . Aproximamo-nos e assistimos ao concerto todo e dançamos e gritamos. A Banda tinha uma bateria, um clarinete, um violino, um trombone e uma guitarra, mas aquilo tudo misturado era Rock n’Roll. Um concertão... Comemos um hambúrguer e seguimos.
Passamos pelo Museu de Kafka. Todos os museus e lojas estavam abertos ao domingo, como deve ser. Subimos uma grande calçada a caminho do Palácio...
Íamos a dizer um ao outro como tudo estava a correr bem, como nos cruzávamos com pessoas de todo o mundo e as pessoas sorriam, falavam e a energia que se sentia sempre era muito boa, quando de repente a meio da calçada e ao fundo de uma escadaria, um trio de jazz estava a tocar de forma deliciosa a música "What a Wonderful World". Pode não haver coincidências, mas aquela era a banda sonora para aquela momento preciso…
Sentamo-nos nas escadarias e mais uma vez ouvimos deliciados, achando que a música é uma dádiva.Chegados lá acima e vimos a paisagem de Praga cá do alto, longa até perder de vista. Bela. Havia qualquer coisa que lembrava Paris.
O Palácio é grandioso e encantador. Aliás, encantadora foi a palavra que escolhemos para definir a cidade. Aqui seria sempre o cenário perfeito para um filme de princesas da Disney. Parece que estamos num conto de fadas.
No regresso comemos uns bolinhos típicos, que são umas rosquinhas ocas onde escolhemos o recheio, são as "Tredlinik".
Chegados À margem do rio, passamos para o outro lado pela Ponte de Carlos, que como característica especial, de um dos lados ter uma estátua do Santo António de Lisboa.
As ruelas irregulares, sinuosas, estreitas, passagens, os pátios e pracinhas continuavam apinhadas. Há um excesso de turistas em Praga, muitas excursões, gente sem parar. Nós como sempre deixamo-nos ir. Por todo o lado há gente a tocar. A cada esquina está um artista.
Passamos pelo relógio astronómico (Orloj) e desaguamos novamente na Praça da cidade Velha, onde decorre um concerto de jazz e onde mais uma vez os assistentes se estendem pelo chão. Mais ao lado, um artista de rua inglês iniciava a sua atuação. Fomos. Uau! Fantástico, mirabolante e com muito sentido de humor.
Aqui nesta Praça estamos rodeados de monumentos, entre outras as duas igrejas a da Nossa Senhora de T´yn e a do São Nicolau, a "praça pequena" (malé námesti), a rua Celetná, o pátio de Ungelt, a Igreja de Santiago. Saímos da "cidade velha" pela Torre da Pólvora e passamos ao lada do antigo edifício municipal.
Fomos jantar e antes de irmos descansar, rodopiamos uma vez mais, pelas vielas e sentamo-nos na Praça em jeito de despedida. Praga é riquíssima em termos arquitetónicos, impossível ficar indiferente, aquelas cúpulas, os arabescos, os dourados...
Houve uma coisa que nos impressionou: os pedintes espalhados nas ruas e que pedem de uma forma mais humilhante do que o próprio ato, prostram-se de joelhos e cotovelos no chão, com a cabeça curvada para o solo. Não pedem, imploram. Foi chocante.
Vamos agora dormir com uma dúvida grande a assolar-nos. Queríamos ir a Dubrovnik, tínhamos essa "fisgada", mas estivemos a ver os comboios e seria tão demorado, que tornaria a viagem uma canseira. Com imensa pena desistimos.
Amanhã decidiremos.
Até já
P.S. como aqui a moeda é a coroa, o pai foi levantar dinheiro e pôs um zero a mais. Conclusão está com os bolsos cheios de coroas checas. E agora...?!
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.