14 frases de Isabel II que marcaram reinado de 70 anos

Monarca inspirou milhões de pessoas com as suas palavras.

09 de setembro de 2022 às 16:35
Rainha Isabel II Foto: Reuters
Partilhar

Nascida Elizabeth Alexandra Mary Windsor, nunca deu uma entrevista  durante os 70 anos de reinado, mas foi uma voz poderosa e ativa para o povo na II Guerra Mundial, no conflito com a Irlanda e em trágicas mortes de familiares, como a da Princesa Diana e do Príncipe Filipe. 

Recordamos algumas das citações mais memoráveis da Rainha Isabel II: 

Pub

"Declaro diante de todos vocês que toda a minha vida, seja longa ou curta, será dedicada ao seu serviço e ao serviço de nossa grande família imperial, à qual todos pertencemos."

1947, discurso no seu 21º aniversário, transmitido pela rádio da Cidade do Cabo, África do Sul. 

Pub

"As cerimónias a que assistiu hoje são antigas, e algumas das suas origens estão veladas nas brumas do passado. Mas o seu espírito e o seu significado talvez nunca tenham brilhado ao longo dos tempos mais do que agora. Com toda a sinceridade, comprometi-me a vos servir, pois muitos de vós estão comprometidos em me servir. Ao longo de toda a minha vida e com todo o meu coração, esforçar-me-ei por ser digna da vossa confiança".

Na coroação, em 1953.

"É inevitável que pareça uma figura bastante distante para muitos de vós, uma sucessora dos reis e rainhas da história. Não vos posso conduzir à batalha. Não vos dou leis nem administro a justiça. Mas posso fazer algo mais. Posso dar-vos, a estas antigas ilhas e a todos os povos da nossa irmandade de nações? O meu coração e a minha devoção".

Primeira transmissão em televisão da mensagem de Natal, em 1957.

Pub

"Como todas as melhores famílias, temos a nossa parte de excentricidades, de jovens impetuosos e desordeiros, e de divergências."

Discurso a chefes de Estado a bordo do iate real Britannia, em 1989. 

"O que vos digo agora, como vossa rainha e como avó, digo do meu coração... Ninguém que tivesse conhecido Diana jamais a esquecerá. Milhões de outros que nunca a conheceram, mas sentiram que a conheciam, irão recordar-se dela. Acredito que há lições a tirar da sua vida e da extraordinária e comovente reação à sua morte. Partilho da vossa determinação em acarinhar a sua memória."

Pub

1997, discurso transmitido após morte da princesa Diana. 

"O meu marido tem sido a minha força e o meu apoio todos estes anos, e tenho para ele uma dívida maior do que ele alguma vez reivindicaria."

1997, homenagem ao príncipe Filipe nas bodas de ouro. 

Pub

"O luto é o preço que pagamos pelo amor."

Sobre os atentados terroristas de 11 de setembro, de 2001, nos EUA. 

"Ao recordar o sofrimento atroz de ambos os lados, reconhecemos o quão preciosa é a paz que edificamos na Europa desde 1945."

Pub

2004, visita à Alemanha. 

"Não conheço uma fórmula única para o sucesso. Mas ao longo dos anos tenho observado que alguns atributos de liderança são universais e têm muitas vezes a ver com encontrar formas de encorajar as pessoas a combinar os seus esforços, os seus talentos, o seu entusiasmo e a sua inspiração para trabalharem em conjunto."

2010, discurso na Assembleia geral das Nações Unidas.

Pub

"A todos aqueles que sofreram como consequência do nosso passado conturbado, estendo os meus sinceros pensamentos e profunda simpatia. Com o benefício da retrospectiva histórica, todos podemos ver coisas que desejaríamos que tivessem sido feitas de forma diferente ou que não tivessem sido feitas."

2011, visita à Irlanda.

"É um gosto abrir hoje a exposição da Era da Informação no @ScienceMuseum e espero que as pessoas desfrutem da visita. Elizabeth R."

Pub

2014, primeiro tweet. 

"Embora já tenhamos enfrentado desafios antes, este é diferente. Desta vez, juntamo-nos a todas as nações do mundo num esforço comum, usando os grandes avanços da ciência e a nossa compaixão instintiva para curar. Teremos êxito — e esse êxito pertencerá a cada um de nós."

Abril de 2020, em plena pandemia da Covid-19. 

Pub

"Hoje, por ocasião do meu 95.º aniversário, recebi muitas mensagens. Enquanto família, estamos num período de grande tristeza, tem sido muito reconfortante ver e ouvir as vossas homenagens ao meu marido, vindas do Reino Unido, da Commonwealth e de todo o mundo."

2021, no 95.º aniversário.

"Quando se trata de como marcar setenta anos como vossa rainha, não há um guião a seguir. É realmente uma estreia... Continuo empenhada em servir-vos o melhor que posso, apoiada pela minha família."

Pub

2022, no último dia do Jubileu de Platina. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar