page view

"Uma dívida de gratidão": As reações à morte do Príncipe Filipe

Duque de Edimburgo morreu esta sexta-feira, aos 99 anos.

09 de abril de 2021 às 17:55

O príncipe Filipe, duque de Edimburgo e marido da Rainha Isabel II, morreu esta sexta-feira, aos 99 anos, no Castelo de Windsor, em Inglaterra. Nas últimas horas, foram já muitas as condolências e homenagens prestadas por parte de várias figuras públicas e políticas.

"É com enorme pesar que Sua majestade a Rainha anuncia a morte do seu amado marido, Sua Alteza Real o príncipe Filipe, Duque de Edimburgo. Sua Alteza faleceu pacificamente esta manhã, no Castelo de Windsor. Outros anúncios [relativos às cerimónias fúnebres] serão feitos em tempo oportuno. A Família real junta-se a todo o mundo no luto a esta perda", pode ler-se no documento divulgado esta sexta-feira de manhã pelo Palácio de Buckingham.

Boris Johnson: "Ajudou a guiar a família real e a monarquia"

"Adotou uma ética de serviço que aplicou ao longo das mudanças sem precedentes do pós-guerra. Ajudou a guiar a Família Real e a monarquia", afirmou Johnson, numa declaração no exterior da residência oficial em Downing Street.

Do seu heroísmo durante a Segunda Guerra Mundial, à consciência ambiental "antes de ser moda", passando pela criação de um popular programa de atividades dirigido aos jovens, o primeiro-ministro recordou também o apoio constante ao longo de mais de 70 anos de casamento à monarca britânica.

Teresa May: "Uma dívida de gratidão"

Também Theresa May, antiga primeira-ministra do Reino Unido, prestou a sua homenagem ao Duque de Edimburgo, com uma publicação no Twitter.

 

"Todos os meus pensamentos e orações estão hoje com Sua Majestade e toda a Família Real na perda de um marido, pai, avô e bisavô dedicado. A nação e toda a Comunidade devem ao Príncipe Filipe uma dívida de gratidão por uma vida distinta de serviço à Rainha, ao nosso país e a tantos em todo o mundo", pode ler-se.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8