Os sete perigos da erupção do vulcão de La Palma, nas Canárias
Fluxos de lava, cinzas e gases são os efeitos mais perigosos, prejudiciais para o ambiente e saúde humana.
O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de Palma, entrou em erupção no passado domingo. A lava do vulcão, que corre em direção ao mar, tem estado a destruir dezenas de casas desde o início da semana.
O vulcão situado no arquipélago das Canárias costuma dar sinais da sua presença, contudo, não cospe lava desde 1971. Juan Acosta Rodríguez foi a única vítima mortal da anterior erupção vulcânica na ilha espanhola, tendo perdido a vida por inalar gases tóxicos na praia de Los Pecheles, em La Palma. Suspeita-se ainda que a mesma causa tenha estado na origem da morte do fotógrafo Heriberto Felipe Hernández, que faleceu por intoxicação depois de se ter aventurado em passeios pela zona de Santa Cruz de La Palma. Ambos foram vítimas de um dos sete perigos principais depois da erupção de um vulcão, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional (IGN) Espanhol.
Fluxos de lava
Fluxos de lavaQuanto mais viscoso for o fluxo da lava, menor será a distância que ele percorrerá, no entanto, pode ganhar em altura. Se o fluxo for mais fluido pode ocupar grandes áreas. O El País citou o presidente do município de La Palma que explicou que "um fluxo de lava com uma altura média de seis metros come literalmente vivendas, infraestruturas e terras de cultivos".
Cientistas que estudam a evolução do vulcão Cumbre Vieja preveem que o fluxo de lava entre no mar na costa de Tazacorte, possivelmente em Playa Nueva, em Los Guirres.
Cinzas vulcânicas
Na saúde das pessoas, as cinzas vulcânicas podem causar "lesões respiratórias, nos olhos, feridas abertas e irritação na pele", alerta o Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias.
Fluxos piroclásticos
Emissões de gases
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias, o Cumbre Vieja já emitiu entre 6 mil a 9 mil toneladas de dióxido de enxofre por dia na atmosfera, desde domingo.
Fluxos de lama
O IGN Espanhol alerta para risco de avalanches deste material vulcânico, assim como de cinzas mobilizadas por água precedente de chuvas ou degelo.
Deslize do solo
Tsunami
As onde gigantes durante o fenómeno podem atingir vários metros de altura e penetrar dezenas ou centenas de metros da costa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt